O ensino de exatas exige dedicação por parte dos educandos, necessitando, assim, de pesquisa e investigação, como instrumento facilitador do processo de ensino/ aprendizagem. A Química por sua vez, se insere nesse contexto e não só por causa do grau de dificuldades que a disciplina possui, mas também porque muitos professores a ministra de forma tradicionalista, visando à memorização dos conteúdos abordados, sem haver a preocupação em relacioná-los ao cotidiano. O presente trabalho objetivou abordar de forma diferenciada e contextualizada, uma metodologia de ensino de química, utilizando o jogo “QuiSais & QuiÓxidos” para facilitar a compreensão sobre as funções químicas sais e óxidos, uma vez que, este proporciona o estímulo e a descontração na hora do aprendizado. Na confecção do jogo fez-se o uso de materiais recicláveis, como o papelão, sendo que o mesmo contém perguntas e respostas, as quais os alunos relacionaram em um tempo determinado de 15 minutos. Houve divisão da sala em três grupos para vivência do jogo lúdico. A utilização do jogo vem como tentativa de facilitar a compreensão sobre as funções químicas sais e óxidos, uma vez que este proporciona o estímulo e a descontração na hora do aprendizado. O projeto foi vivenciado em três escolas, das quais uma era municipal e fica situada na cidade de Floresta-PE e duas eram estaduais onde uma também se situa no município de Floresta-PE e a outra na Cidade de Itacuruba- PE. Foram escolhidas turmas do 9° ano do ensino fundamental e 1° e 2° ano do ensino médio para aplicação do projeto. Para que fosse possível a culminância do presente trabalho foi indispensável a colaboração e apoio das escolas mencionadas anteriormente, do IF SERTÃO-PE, campus Floresta e da professora da disciplina de Prática pedagógica. Foi possível observar que houve um avanço considerável no desempenho dos alunos em relação aos conhecimentos sobre as funções químicas sais e óxidos, uma vez que os mesmos participaram ativamente das atividades propostas durante o desenvolver do projeto e deste modo o jogo contribuiu para o resultado alcançado.