O presente estudo trata-se de um recorte da pesquisa em andamento do Trabalho de
Conclusão de Curso – TCC, intitulado: “O discurso midiático no processo de normatização e
adultização da criança: o desaparecimento da infância e suas implicações na prática educativa”, cujo
objetivo constitui-se em analisar a influência da mídia no processo de normatização e adultização da
criança, considerando que, cada vez mais, as crianças são expostas a diversos estímulos
pertencentes ao mundo adulto. No tocante aos procedimentos metodológicos, o estudo qualitativo,
envolveu um levantamento bibliográfico, fundamentalmente em observância aos aspectos
midiáticos no processo de adultização da criança, bem como a análise de dados referente a imagens
veiculadas na internet e na mídia televisiva. Nesse cenário, observa-se que não há uma “divisão”
clara entre adultos e crianças, uma vez que comportamentos, características e práticas de consumo
se confundem entre esses dois sujeitos. Como suporte teórico, nos apoiamos nos estudos de Ariès
(1981), Postman (1999), Rousseau (2004), Dornelles (2005) e Foucault (1989). Esses estudos nos
mostram fatores que tendem a influenciar o comportamento infantil, estimulando-os a agirem como
pequenos adultos. Nesse sentido, é importante que se tenha um olhar crítico sobre a influência
midiática no comportamento de nossas crianças, em processo de formação, apontando para a
necessidade de um olhar cuidadoso para com as experiências proporcionadas a estas com vistas a
promover atividades voltadas para a especificidade e particularidade do mundo infantil,
distanciando-as do mundo adulto. Acreditamos que a escola, juntamente com a família, deve manter
um diálogo permanente nesse sentido, garantindo o direito da criança de viver a sua infância.