Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, JOGOS MATEMÁTICOS Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37271
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 995
    "inscrito_id" => 1052
    "titulo" => "JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a construção de um jogo matemático que foi adaptado para melhor atender as dificuldades encontradas no ensino de potenciação na Educação Básica. O jogo da velha da potenciação foi confeccionado por alunos do curso de Licenciatura em Matemática, no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática – LEPEM, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB /campus IV, durante as aulas da disciplina de Laboratório para o Ensino de Matemática I. O jogo desenvolve a aprendizagem e ao mesmo tempo estimula o raciocínio lógico dos alunos, pois é preciso além de saber as propriedades da potenciação, montar estratégias para vencer o jogo da velha, fazendo o aluno pensar, refletir e criar possibilidades, servindo assim, como meio norteador para o processo de ensino-aprendizagem. A confecção do jogo da velha da potenciação nos ajudou a desenvolver um olhar mais apurado sobre a utilização de materiais concretos no Ensino de Matemática.  Não foi uma tarefa fácil construir e adaptar o jogo, mas durante todo o processo de construção percebemos o quão importante um simples material pode se tornar ao ser utilizado de maneira correta pelo professor, fazendo assim, o seu efetivo papel como facilitador do processo de ensino-aprendizagem.É importante salientar que devemos estar cientes dos riscos de quando os jogos não são aplicados corretamente, não se pode apenas jogar por jogar, é preciso haver a intermediação do professor na construção do conhecimento matemático, orientando o aluno a realizar uma ação reflexiva durante o jogo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, JOGOS MATEMÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID1052_08092017115216.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PETRÔNIO FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PETRÔNIO"
    "autor_email" => "petroniof9@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37271
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 995
    "inscrito_id" => 1052
    "titulo" => "JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a construção de um jogo matemático que foi adaptado para melhor atender as dificuldades encontradas no ensino de potenciação na Educação Básica. O jogo da velha da potenciação foi confeccionado por alunos do curso de Licenciatura em Matemática, no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática – LEPEM, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB /campus IV, durante as aulas da disciplina de Laboratório para o Ensino de Matemática I. O jogo desenvolve a aprendizagem e ao mesmo tempo estimula o raciocínio lógico dos alunos, pois é preciso além de saber as propriedades da potenciação, montar estratégias para vencer o jogo da velha, fazendo o aluno pensar, refletir e criar possibilidades, servindo assim, como meio norteador para o processo de ensino-aprendizagem. A confecção do jogo da velha da potenciação nos ajudou a desenvolver um olhar mais apurado sobre a utilização de materiais concretos no Ensino de Matemática.  Não foi uma tarefa fácil construir e adaptar o jogo, mas durante todo o processo de construção percebemos o quão importante um simples material pode se tornar ao ser utilizado de maneira correta pelo professor, fazendo assim, o seu efetivo papel como facilitador do processo de ensino-aprendizagem.É importante salientar que devemos estar cientes dos riscos de quando os jogos não são aplicados corretamente, não se pode apenas jogar por jogar, é preciso haver a intermediação do professor na construção do conhecimento matemático, orientando o aluno a realizar uma ação reflexiva durante o jogo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, JOGOS MATEMÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID1052_08092017115216.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PETRÔNIO FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PETRÔNIO"
    "autor_email" => "petroniof9@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a construção de um jogo matemático que foi adaptado para melhor atender as dificuldades encontradas no ensino de potenciação na Educação Básica. O jogo da velha da potenciação foi confeccionado por alunos do curso de Licenciatura em Matemática, no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática – LEPEM, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB /campus IV, durante as aulas da disciplina de Laboratório para o Ensino de Matemática I. O jogo desenvolve a aprendizagem e ao mesmo tempo estimula o raciocínio lógico dos alunos, pois é preciso além de saber as propriedades da potenciação, montar estratégias para vencer o jogo da velha, fazendo o aluno pensar, refletir e criar possibilidades, servindo assim, como meio norteador para o processo de ensino-aprendizagem. A confecção do jogo da velha da potenciação nos ajudou a desenvolver um olhar mais apurado sobre a utilização de materiais concretos no Ensino de Matemática. Não foi uma tarefa fácil construir e adaptar o jogo, mas durante todo o processo de construção percebemos o quão importante um simples material pode se tornar ao ser utilizado de maneira correta pelo professor, fazendo assim, o seu efetivo papel como facilitador do processo de ensino-aprendizagem.É importante salientar que devemos estar cientes dos riscos de quando os jogos não são aplicados corretamente, não se pode apenas jogar por jogar, é preciso haver a intermediação do professor na construção do conhecimento matemático, orientando o aluno a realizar uma ação reflexiva durante o jogo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.