O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a construção de um jogo matemático que foi adaptado para melhor atender as dificuldades encontradas no ensino de potenciação na Educação Básica. O jogo da velha da potenciação foi confeccionado por alunos do curso de Licenciatura em Matemática, no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática – LEPEM, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB /campus IV, durante as aulas da disciplina de Laboratório para o Ensino de Matemática I. O jogo desenvolve a aprendizagem e ao mesmo tempo estimula o raciocínio lógico dos alunos, pois é preciso além de saber as propriedades da potenciação, montar estratégias para vencer o jogo da velha, fazendo o aluno pensar, refletir e criar possibilidades, servindo assim, como meio norteador para o processo de ensino-aprendizagem. A confecção do jogo da velha da potenciação nos ajudou a desenvolver um olhar mais apurado sobre a utilização de materiais concretos no Ensino de Matemática. Não foi uma tarefa fácil construir e adaptar o jogo, mas durante todo o processo de construção percebemos o quão importante um simples material pode se tornar ao ser utilizado de maneira correta pelo professor, fazendo assim, o seu efetivo papel como facilitador do processo de ensino-aprendizagem.É importante salientar que devemos estar cientes dos riscos de quando os jogos não são aplicados corretamente, não se pode apenas jogar por jogar, é preciso haver a intermediação do professor na construção do conhecimento matemático, orientando o aluno a realizar uma ação reflexiva durante o jogo.