A química é um componente curricular muito importante na vida dos educandos, pois está presente basicamente em todos os lugares e na maioria de nossas ações. Porém, na maioria das vezes é passada de forma monótona e cansativa para os alunos com uma extensa lista de fórmulas a serem decoradas, não proporcionando aos educandos um conhecimento concreto e construtivo. Objetivou-se proporcionar uma aula experimental e contextualizada aos alunos de duas escolas do município de Bananerias e Solânea – PB, para verificar o desempenho dos envolvidos através da problematização do conteúdo, utilizando a extração da pectina como tema gerador do conhecimento. As aulas foram realizadas no laboratório de química (LabQuim) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), com os alunos do 3º ano do ensino médio. Trabalhou-se temas como: funções orgânicas e cliclização dos monossacarídeos através de uma aula dividida em quatro momentos pedagógicos: pré-teste, procedimento experimental, procedimento teórico e o pós-teste. Ao realizar um comparativo entre as notas obtidas pelos educandos, foi possível observar uma melhoria satisfatória no seu desempenho e nos resultados em que a Escola Estadual José Rocha Sobrinho, teve uma média de 0,2 na pré-intervenção e 8,8 na pós-intervenção e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Alfredo Pessoa de Lima, teve uma média de 0,3 na pré-intervenção e 8,9 na pós-intervenção. Os resultados obtidos na intervenção pedagógica mostraram uma melhora satisfatória no aprendizado dos educandos, assim como na da metodologia trabalhada com os alunos no laboratório.