Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO ARREUG: ESTRATÉGIA PARA A ELUCIDAÇÃO DAS PROPRIEDADES PERIÓDICAS

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, JOGO DIDÁTICO, TABELA PERIÓDICA Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37268
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4299
    "inscrito_id" => 8436
    "titulo" => "JOGO ARREUG: ESTRATÉGIA PARA A ELUCIDAÇÃO DAS PROPRIEDADES PERIÓDICAS"
    "resumo" => "Entre as inúmeras estratégias usadas para o aprendizado em diversas áreas, os jogos se destacam bastante, pois dinamizam de forma envolvente o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de jovens e adultos, não sendo diferente quando se trata das propriedades da tabela periódica. Além disso, as pessoas em geral costumam apresentar grande dificuldade de entendimento e aprendizado quando se trata do conteúdo abordado pelo jogo, destacando a importância de se dinamizar tal assunto, utilizando, então, artifícios que atrai o aluno de maneira que fique perceptível que a tabela periódica também pode ser tratada como entretenimento e não somente como um conteúdo sem serventia imediata para a sua vida. O jogo em questão possui um nível de complexidade crucial para que o jogador não tenha contratempos para assimilar as regras, mas que também proporciona o aumento de informações absorvidas e a composição de novas competências melhorando também a memória, o raciocínio lógico, e a habilidade de estratégia. Neste contexto o presente trabalho expõe o desenvolvimento de um jogo relacionando os elementos químicos e as propriedades periódicas. Elucidando os conteúdos da tabela periódica através de uma dinâmica de dominação de “mundos” despertando no aluno o interesse ao conteúdo juntamente com o desenvolvimento imaginativo além do aumento de habilidades nessa área de ensino. Vale salientar também que o jogo foi feito com base em pesquisas aprofundadas sobre essa temática e inspirado em jogos já existentes, como o xadrez, por exemplo. Os jogadores em sua maioria relatam que o jogo é esteticamente interessante, bem como suas regras os fazem imaginar diversas interações entre o conteúdo e a necessidade da relação das propriedades dos elementos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGO DIDÁTICO, TABELA PERIÓDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID8436_16102017202408.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MERCIA DE SOUSA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "MERCIA BRITO"
    "autor_email" => "mercia_s.brito@yahoo.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37268
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4299
    "inscrito_id" => 8436
    "titulo" => "JOGO ARREUG: ESTRATÉGIA PARA A ELUCIDAÇÃO DAS PROPRIEDADES PERIÓDICAS"
    "resumo" => "Entre as inúmeras estratégias usadas para o aprendizado em diversas áreas, os jogos se destacam bastante, pois dinamizam de forma envolvente o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de jovens e adultos, não sendo diferente quando se trata das propriedades da tabela periódica. Além disso, as pessoas em geral costumam apresentar grande dificuldade de entendimento e aprendizado quando se trata do conteúdo abordado pelo jogo, destacando a importância de se dinamizar tal assunto, utilizando, então, artifícios que atrai o aluno de maneira que fique perceptível que a tabela periódica também pode ser tratada como entretenimento e não somente como um conteúdo sem serventia imediata para a sua vida. O jogo em questão possui um nível de complexidade crucial para que o jogador não tenha contratempos para assimilar as regras, mas que também proporciona o aumento de informações absorvidas e a composição de novas competências melhorando também a memória, o raciocínio lógico, e a habilidade de estratégia. Neste contexto o presente trabalho expõe o desenvolvimento de um jogo relacionando os elementos químicos e as propriedades periódicas. Elucidando os conteúdos da tabela periódica através de uma dinâmica de dominação de “mundos” despertando no aluno o interesse ao conteúdo juntamente com o desenvolvimento imaginativo além do aumento de habilidades nessa área de ensino. Vale salientar também que o jogo foi feito com base em pesquisas aprofundadas sobre essa temática e inspirado em jogos já existentes, como o xadrez, por exemplo. Os jogadores em sua maioria relatam que o jogo é esteticamente interessante, bem como suas regras os fazem imaginar diversas interações entre o conteúdo e a necessidade da relação das propriedades dos elementos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGO DIDÁTICO, TABELA PERIÓDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID8436_16102017202408.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MERCIA DE SOUSA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "MERCIA BRITO"
    "autor_email" => "mercia_s.brito@yahoo.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Entre as inúmeras estratégias usadas para o aprendizado em diversas áreas, os jogos se destacam bastante, pois dinamizam de forma envolvente o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de jovens e adultos, não sendo diferente quando se trata das propriedades da tabela periódica. Além disso, as pessoas em geral costumam apresentar grande dificuldade de entendimento e aprendizado quando se trata do conteúdo abordado pelo jogo, destacando a importância de se dinamizar tal assunto, utilizando, então, artifícios que atrai o aluno de maneira que fique perceptível que a tabela periódica também pode ser tratada como entretenimento e não somente como um conteúdo sem serventia imediata para a sua vida. O jogo em questão possui um nível de complexidade crucial para que o jogador não tenha contratempos para assimilar as regras, mas que também proporciona o aumento de informações absorvidas e a composição de novas competências melhorando também a memória, o raciocínio lógico, e a habilidade de estratégia. Neste contexto o presente trabalho expõe o desenvolvimento de um jogo relacionando os elementos químicos e as propriedades periódicas. Elucidando os conteúdos da tabela periódica através de uma dinâmica de dominação de “mundos” despertando no aluno o interesse ao conteúdo juntamente com o desenvolvimento imaginativo além do aumento de habilidades nessa área de ensino. Vale salientar também que o jogo foi feito com base em pesquisas aprofundadas sobre essa temática e inspirado em jogos já existentes, como o xadrez, por exemplo. Os jogadores em sua maioria relatam que o jogo é esteticamente interessante, bem como suas regras os fazem imaginar diversas interações entre o conteúdo e a necessidade da relação das propriedades dos elementos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.