O ensino das ciências exatas sempre esteve constantemente presente em todas as ações e intervenções humanas. Portanto, essa perspectiva de grande presença o ensino brasileiro desta e de outras áreas especificamente às escolas públicas buscam implementar um ensino que seja eficaz. É preciso buscar sempre novas possibilidades para tornar a Química, Física e matemática disciplinas significativas e interessantes, para que os alunos consigam perceber suas aplicabilidades no cotidiano, em um espaço de disponibilidade de conhecimentos onde o aluno acredite em sua capacidade, que saibam interpretar, opinar, argumentar e ser um sujeito ativo apto a criar sua própria história. Dentro desse contexto, surgem diversas competições promovidas pela iniciativa de políticas públicas ou da sociedade como também de empresas que estão voltadas a melhoria da qualidade da educação das escolas públicas brasileiras. A olimpíada Brasileira e paraibana de Química OBMEP foi criada como uma das tentativas de estimular o estudo da matemática e da Química como também incentivar a busca por novos conhecimentos. Diante disso, esse trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de professores do ensino médio sobre a importância da participação das escolas públicas nas olimpíadas do campo das ciências exatas para isso utilizou-se para coleta de dados a elaboração de um questionário com aplicação para professores de uma escola localizada na cidade de Campina Grande - PB onde as olimpíadas estão disponibilizadas para aplicação anual. Contatou-se mediante os posicionamentos apresentados pelos professores que os mesmos acham muito importante a participação das escolas nesses tipos de atividades apesar de destacarem pontos os quais deveriam ser repensados a fim de busca por resultados ainda mais eficazes, buscando ultrapassar a demanda de importância e significância da aplicação das mesmas para todos os setores que estão sujeitos a participação nos processos levando-se em consideração a realidade da escola pública.