Esta comunicação é parte de um trabalho de mestrado caracterizado como uma pesquisa-ação e tem por objetivo analisar a experiência escolar de alunos em relação à literatura, mais especificamente, à temática velhice no conto A volta do campeão (2000), de Luiz Vilela. A escolha do tema ocorreu por acreditarmos que este desperta reação no leitor, atrai a atenção e possibilita sentimentos significativos. São alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede municipal de Campina Grande (PB). Observamos a importância da literatura para a formação do sujeito como ser que constrói identidades e elabora, na sociedade, relações com a História. Justifica-se pela importância da literatura para a formação do sujeito, no que se refere à percepção de si mesmo e da comunidade a que pertence. Nosso aporte teórico está fundamentado nos ensaios de Alfredo Bosi (1983), Maria Inês B. Campos (2003), Antonio Candido (2002), Magda Soares (2014) e Rildo Cosson (2014). A pesquisa vem sendo desenvolvida a partir de leituras, interpretações, conversas, e produções textuais, com fins a aplicação de uma sequência básica, apresentada por Cosson, (2014). Tais atividades servirão de dados para a análise que ocorrerá de forma qualitativa e interpretativa. Como resultado, pretendemos possibilitar uma análise sobre a luta diária em compartilhar saberes, que os mais velhos buscam na sociedade. Por meio do conto de Vilela, buscaremos sensibilizar as crianças quanto a sua consciência como ser social, político e cultural. Como também, pretendemos demonstrar que os contos proporcionam leituras significativas para a formação literária e que podem conduzi-los para que se tornem leitores ativos em sua formação literária.