Resumo: São poucas as vezes que encontramos um aluno com a curiosidade aguçada e o interesse pelos
fenômenos físicos, químicos e biológicos que a química explica. E podemos dizer que quase nunca
encontramos um aluno nas séries do ensino médio que esteja decidido em optar pela realização de um curso
de química, seja a nível técnico ou superior. Diante disso, esse trabalho foi realizado pela equipe do
PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES com o objetivo de apresentar uma didática diferente no ensino do conteúdo
dos Elementos Químicos e Tabela Periódica através do Jogo de Cartas da Tabela Periódica. Assim este
trabalho foi intitulado de “Jogando com a química: trabalhando a tabela periódica a partir do jogo das
cartas”. O trabalho foi realizado em dois momentos. No 1º momento foi revisado o conteúdo com os alunos,
tirando dúvidas nos tópicos que mais sentiam dificuldades. Este momento ocorreu seguindo os padrões de
uma aula normal com caneta e quadro. No 2º momento foi a realização do jogo, o jogo também seguiu com
dois momentos. As cartas foram confeccionadas de acordo com a distribuição dos elementos por família e o
período a que eles se encontram na tabela periódica. A carta tinha um formato de 12x8 cm, impressa em
papel de 40 kg e em cores diferentes e continha as informações básicas e necessárias sobre os elementos
químicos, sendo essas informações características, curiosidades, e sua utilização no cotidiano do aluno.
Assim foram construídas 112 cartas. Para a aplicação do jogo de cartas da tabela periódica a turma era
dividida em dois grupos, onde cada componente recebia de 2 a 3 cartas, e era lhe fornecido um período de no
máximo 15 segundos para interpretar as informações contidas na carta, identificar o elemento químico e
localiza-lo na tabela periódica. A ideia da aplicação do jogo de cartas da tabela periódica obteve bons
resultados. Contudo, o jogo de cartas da tabela periódica proporcionou aos alunos a oportunidade de
fazer um estudo sobre os elementos químicos e sua utilidade fora de sala de aula. Assim pode-se
quebrar um pouco da rotina e desmistificar a ideia de que a química é uma ciência apenas de
fórmulas, números e cálculos. Foi observado que os alunos possuíam um bom domínio sobre conteúdo de
elemento químico e número atômico e da distribuição eletrônica dos elementos químicos. No entanto foi
observado que os alunos possuíam maior dificuldade sobre a classificação dos elementos químicos na tabela
periódica e de sua utilização no cotidiano. Diante dos resultados obtidos ao longo do trabalho, pode-se
afirmar que o jogo foi de grande importância na aprendizagem dos alunos. Nota-se que trabalhar a química
com uma prática, seja experimental ou através jogos educativos, desperta a curiosidade do aluno, tornando a
aula mais proveitosa. Assim fica registrado a importância e necessidade de apresentar jogos pedagógicos
durante as aulas de química, já que a iniciativa obteve resultados além do esperado pela toda equipe de
trabalho.