A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES INFANTIL E A PSICOMOTRICIDADE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35223 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4036 "inscrito_id" => 1464 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES INFANTIL E A PSICOMOTRICIDADE" "resumo" => "Nesse artigo propõe-se analisar a formação de professores da educação infantil, no campo da psicomotricidade e como objetivos específicos conceituar a psicomotricidade na educação infantil, conhecer a percepção dos professores sobre o termo Psicomotricidade e identificar as capacitações realizadas pelos educadores infantis. O tema deste estudo nasceu nos debates e discussão sobre formação de professores no Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Formação Docente, Educação Inclusiva, Ensino de Línguas e Literatura nas Relações Sócio-Políticas do Campo (GPEL), bem como nas atividades realizadas em monitorias e estágios supervisionados em Creches e Pré-escola da rede municipal de ensino, no Curso de Educação Física da Unidade descentralizada da URCA, Iguatu-Ceará. Esta é uma pesquisa qualitativa e de campo, a coleta de dados aconteceu com a aplicação de questionários aos sujeitos e visita in loco permitindo a observação das atitudes dos educadores envolvidos no processo. Para o cumprimento dos objetivos propostos no presente trabalho teve como proposta metodológica a pesquisa do tipo explicativa e descritiva, com abordagem qualitativa. Os achados demostram que a psicomotricidade enquanto conhecimento na formação de professores e, consequentemente como prática pedagógica, facilita o desenvolvimento da criança e aquisição de habilidades que facilitarão as aprendizagens escolares, todavia ainda não está presente na formação de professores. Pode-se concluir que na prática os professores sabem como trabalhar, porém, no campo teórico da psicomotricidade a capacitação necessita ser ampliada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PSICOMOTRICIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1464_16102017161436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZENETE GUEDES DE FREITAS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ALZENETE GUEDES" "autor_email" => "alzineteigt22@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIDADE DECENTRALIZADO DE IGUATU URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35223 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4036 "inscrito_id" => 1464 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES INFANTIL E A PSICOMOTRICIDADE" "resumo" => "Nesse artigo propõe-se analisar a formação de professores da educação infantil, no campo da psicomotricidade e como objetivos específicos conceituar a psicomotricidade na educação infantil, conhecer a percepção dos professores sobre o termo Psicomotricidade e identificar as capacitações realizadas pelos educadores infantis. O tema deste estudo nasceu nos debates e discussão sobre formação de professores no Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Formação Docente, Educação Inclusiva, Ensino de Línguas e Literatura nas Relações Sócio-Políticas do Campo (GPEL), bem como nas atividades realizadas em monitorias e estágios supervisionados em Creches e Pré-escola da rede municipal de ensino, no Curso de Educação Física da Unidade descentralizada da URCA, Iguatu-Ceará. Esta é uma pesquisa qualitativa e de campo, a coleta de dados aconteceu com a aplicação de questionários aos sujeitos e visita in loco permitindo a observação das atitudes dos educadores envolvidos no processo. Para o cumprimento dos objetivos propostos no presente trabalho teve como proposta metodológica a pesquisa do tipo explicativa e descritiva, com abordagem qualitativa. Os achados demostram que a psicomotricidade enquanto conhecimento na formação de professores e, consequentemente como prática pedagógica, facilita o desenvolvimento da criança e aquisição de habilidades que facilitarão as aprendizagens escolares, todavia ainda não está presente na formação de professores. Pode-se concluir que na prática os professores sabem como trabalhar, porém, no campo teórico da psicomotricidade a capacitação necessita ser ampliada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PSICOMOTRICIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1464_16102017161436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZENETE GUEDES DE FREITAS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ALZENETE GUEDES" "autor_email" => "alzineteigt22@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIDADE DECENTRALIZADO DE IGUATU URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }