Este artigo relata a experiência resultante de uma mostra pedagógica, desenvolvida na disciplina de Sociologia, junto aos alunos do 1º ano do Ensino Médio Técnico em Agropecuária do IFRR, campus Amajari. O objetivo foi promover um trabalho reflexivo para apresentar na culminância de um projeto maior, a VI MOSTRA PEDAGÓGICA, que é realizada anualmente nesse campus. Tal atividade foi planejada no ano de 2017, sob a temática: “Territorialidade e Interculturalidade na Educação Profissional e Tecnológica”. Essa proposta dá-se sob os moldes de um trabalho interdisciplinar, desenvolvido por docentes e alunos, que ocasionou tanto troca de experiência, bem como a apresentação dos resultados à comunidade. A motivação desta investigação dá-se no sentido das especificidades requeridas em razão da localização do Instituto em que ela ocorre, a saber, uma região fronteiriça (Brasil/Venezuela), cujos alunos brasileiros indígenas e não indígenas são oriundos das comunidades das adjacências do referido município. Ademais, são atendidos alunos venezuelanos indígenas e não indígenas que migram para a localidade em busca de um ensino médio técnico profissionalizante. Isso significa dizer que há, assim, uma demanda culturalmente diversificada de estudantes na instituição. A partir das atividades motivadas pela Mostra, foi possível observar uma mudança de compreensão dos alunos sobre a situação dos venezuelanos, os quais se encontram em vulnerabilidade no Brasil em decorrência da crise social e política pela qual passa a Venezuela. Por parte dos alunos venezuelanos, foi identificada uma problematização em torno das condições de vida de seus conterrâneos que chegam ao Brasil. Como um todo, o trabalho promoveu discussões coletivas, a partir das visitas técnicas realizadas ao longo dos estudos da disciplina neste semestre. Além disso, no momento da apresentação final da exposição fotográfica apresentada na Mostra Pedagógica foram geradas muitas reflexões, tanto sobre a maneira que a cidade vê e recebe esses imigrantes, quanto como essas pessoas se sentem frente a toda forma de recepção obtida na cidade brasileira. Como referencial teórico, todo o trabalho foi baseado principalmente nos autores: Hall (1997; 2006); Rodrigues (2005); Raffestin (2005); Oliveira (2017) dentre outros.