O presente artigo tem o objetivo relatar experiências de leitura em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental que procuraram despertar o senso crítico, a criatividade, a reflexão, a análise e a produção do conhecimento, refletindo sobre nossa prática docente. Revisando as nossas concepções de leitura e práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento reflexivo crítico do pensamento e refletindo sobre metodologias utilizadas por nós como professores na construção do saber crítico, pudemos ter um novo olhar para os nossos alunos percebendo neles um conhecimento próprio de mundo, que veio acrescentar na aprendizagem coletiva a partir de suas falas e dos seus depoimentos, além de novas experiências que motivaram a dinâmica de leitura em sala de aula. Como fundamentação teórica, nos embasamos nos documentos oficiais que regem o ensino de Língua Portuguesa, os PCN para os anos finais do Ensino Fundamental. Em nossa metodologia, uma utilizamos como aporte a pesquisa narrativa, uma vez que, nosso foco se concentrou nas produções acerca da narração de histórias, por meio de biografias e quadrinhos. Como resultados, percebemos que conseguimos explorar nos alunos participantes do experimento, a capacidade de síntese e escrita, por meio das produções textuais em forma de quadrinhos, visando elencar os principais aspectos de um livro. Procuramos neste trabalho ressaltar alguns aspectos principais do que realizamos em sala de aula, pois os protocolos completos das produções realizadas, ainda estão em processo de análise, objetivando uma publicação científica futura. Sendo assim, o que está sendo apresentado aqui, revela apenas alguns dos resultados captados nestas análises prévias, podendo destacar ao leitor uma pequena parcela de nossa produção científica em andamento.