A avaliação da formação de professores é um processo interativo e permanente, configurando um espaço de encontro e confronto de ideias. A Matemática enquanto componente curricular da escolarização básica é vista como uma das piores matérias pelos estudantes e, via de regra, os professores responsáveis por essa disciplina nos anos iniciais do Ensino Fundamental, não gostam de ensiná-la, muitas vezes porque não tiveram uma formação adequada capaz de contemplar todos os saberes relacionados à docência: conhecimento, pedagógico e existencial. Este trabalho objetiva avaliar os saberes existenciais dos formadores de professores do Programa de Aprendizagem na Idade Certa – Paic - Matemática, e, especificamente: i) analisar quais os sentimentos e as crenças os formadores possuem em relação à Matemática; ii) diagnosticar quais os desafios enfrentados pelos formadores para ensinar matemática aos professores, e iii) identificar as percepções sobre o ensino e aprendizagem de Matemática estão presentes na prática dos formadores. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, cujos sujeitos são 24 formadores e formadoras do PAIC de Matemática do 3º ao 5º ano das Credes 5 e 6 do Estado do Ceará. Constatou-se que os formadores municipais de Matemática Programa MaisPaic do Eixo do Ensino Fundamental I afirmam possuir um conhecimento existencial sobre a Matemática e a sua docência satisfatório dentro das variáveis que lhes foram indagadas, porém relatam que nem todos podem aprender a disciplina atribuindo essa aprendizagem, de maneira geral, ao estudante, responsabilizando-o pelo seu sucesso ou não na área. Dessa forma, a ampliação do saber existencial é urgente e necessária para que o formadores possam proporcionar aos professores momentos de prazer ao aprenderem e ensinarem Matemática.