Este estudo qualitativo investiga repercussões das experiências vividas no âmbito do estágio de docência sobre o desenvolvimento profissional de licenciandos em Ciências Biológicas. A formação inicial docente em Ciências Biológicas constitui o contexto de pesquisa definido como lócus investigativo em uma disciplina que tratou de estágio supervisionado em uma turma diurna de licenciandos concluintes. Os dados foram coletados por meio de filmagens de atividades envolvendo ‘Memórias de Estágio’, bem como, de entrevistas semi-estruturadas realizadas com dez alunos dessa turma, selecionados em função do nível e da freqüência de manifestações reflexivas sobre as experiências vividas ao longo do estágio. Os dados e informações obtidos foram organizados em núcleos de ideias manifestadas pelos sujeitos da pesquisa, em função das quais emergiram duas categorias de análise: a) Reflexões sobre as atividades de Estágio na Formação Inicial, e b) As marcas do Estágio expressas em termos de desenvolvimento profissional docente. As análises revelam que os licenciandos destacam a importância do Estágio como um espaço de superação da dicotomia entre teoria e prática neste curso de formação de professores. Essa importância foi expressa pela maioria dos sujeitos em termos de considerar o Estágio como o componente de formação-ação do curso de licenciatura. O Estágio contribui para o desenvolvimento profissional na medida em que promove o desenvolvimento da percepção do professor como um agente social transformador da realidade que o rodeia. Assim, o Estágio Supervisionado pode propiciar ao licenciando interesse pela profissão de professor a partir da (re)construção de sua identidade com a inclusão e relevância de valores profissionais necessários ao exercício profissional.