Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM RELAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

Palavra-chaves: LEITURA, ANOS INICIAIS, HÁBITO PELA LEITURA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37243
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1763
    "inscrito_id" => 1105
    "titulo" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM RELAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS"
    "resumo" => "Este Artigo objetiva em compreender a relação da leitura com a aprendizagem e como ela pode ser aplicada na construção do conhecimento do aluno nas primeiras séries dos anos iniciais, visto que a leitura é um instrumento pedagógico fundamental para aprimorar o conhecimento do aluno e aperfeiçoar suas habilidades comunicativas. Influenciar a prática leitora é essencial para que o meio escolar possa ler por prazer, sendo assim o professor como mediador facilitador da aprendizagem deverá criar estratégias e diversificar variedades de gêneros literários para que posteriormente os alunos possam ter facilidade para identificá-los. Para realização deste artigo foi realizado um plano de ação através de visitas na escola e  uma conversação sobre leitura o com 17 alunos do 1° ano do ensino fundamental do turno da tarde, da Escola Municipal Magalhães Bastos Localizada em Recife - PE, no ano de 2015, visto que, havia uma lacuna com a aproximação e variedades  livros para os alunos, observamos que, escola possuía uma biblioteca porém estava desativada. Desta forma, sentimos uma necessidade para que o meio escolar se conscientizasse e refletisse sobre a relevância da leitura e também  sobre a importância de uma biblioteca na escola e através disso aplicamos uma intervenção para observar como as crianças se comportavam no momento da leitura e como era sua participação, foi nítido analisarmos o quanto os alunos tiveram um processo ativo durante a leitura, pois sempre questionavam durante a contação e através desta aplicação foi possível ver o quanto a leitura é imprescindível para o desenvolvimento de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ANOS INICIAIS, HÁBITO PELA LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1105_11092017112458.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SINTIANE MARIA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SINTIANE MARIA"
    "autor_email" => "sintiane_nane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37243
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1763
    "inscrito_id" => 1105
    "titulo" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM RELAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS"
    "resumo" => "Este Artigo objetiva em compreender a relação da leitura com a aprendizagem e como ela pode ser aplicada na construção do conhecimento do aluno nas primeiras séries dos anos iniciais, visto que a leitura é um instrumento pedagógico fundamental para aprimorar o conhecimento do aluno e aperfeiçoar suas habilidades comunicativas. Influenciar a prática leitora é essencial para que o meio escolar possa ler por prazer, sendo assim o professor como mediador facilitador da aprendizagem deverá criar estratégias e diversificar variedades de gêneros literários para que posteriormente os alunos possam ter facilidade para identificá-los. Para realização deste artigo foi realizado um plano de ação através de visitas na escola e  uma conversação sobre leitura o com 17 alunos do 1° ano do ensino fundamental do turno da tarde, da Escola Municipal Magalhães Bastos Localizada em Recife - PE, no ano de 2015, visto que, havia uma lacuna com a aproximação e variedades  livros para os alunos, observamos que, escola possuía uma biblioteca porém estava desativada. Desta forma, sentimos uma necessidade para que o meio escolar se conscientizasse e refletisse sobre a relevância da leitura e também  sobre a importância de uma biblioteca na escola e através disso aplicamos uma intervenção para observar como as crianças se comportavam no momento da leitura e como era sua participação, foi nítido analisarmos o quanto os alunos tiveram um processo ativo durante a leitura, pois sempre questionavam durante a contação e através desta aplicação foi possível ver o quanto a leitura é imprescindível para o desenvolvimento de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ANOS INICIAIS, HÁBITO PELA LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1105_11092017112458.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SINTIANE MARIA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SINTIANE MARIA"
    "autor_email" => "sintiane_nane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este Artigo objetiva em compreender a relação da leitura com a aprendizagem e como ela pode ser aplicada na construção do conhecimento do aluno nas primeiras séries dos anos iniciais, visto que a leitura é um instrumento pedagógico fundamental para aprimorar o conhecimento do aluno e aperfeiçoar suas habilidades comunicativas. Influenciar a prática leitora é essencial para que o meio escolar possa ler por prazer, sendo assim o professor como mediador facilitador da aprendizagem deverá criar estratégias e diversificar variedades de gêneros literários para que posteriormente os alunos possam ter facilidade para identificá-los. Para realização deste artigo foi realizado um plano de ação através de visitas na escola e uma conversação sobre leitura o com 17 alunos do 1° ano do ensino fundamental do turno da tarde, da Escola Municipal Magalhães Bastos Localizada em Recife - PE, no ano de 2015, visto que, havia uma lacuna com a aproximação e variedades livros para os alunos, observamos que, escola possuía uma biblioteca porém estava desativada. Desta forma, sentimos uma necessidade para que o meio escolar se conscientizasse e refletisse sobre a relevância da leitura e também sobre a importância de uma biblioteca na escola e através disso aplicamos uma intervenção para observar como as crianças se comportavam no momento da leitura e como era sua participação, foi nítido analisarmos o quanto os alunos tiveram um processo ativo durante a leitura, pois sempre questionavam durante a contação e através desta aplicação foi possível ver o quanto a leitura é imprescindível para o desenvolvimento de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.