Este Artigo objetiva em compreender a relação da leitura com a aprendizagem e como ela pode ser aplicada na construção do conhecimento do aluno nas primeiras séries dos anos iniciais, visto que a leitura é um instrumento pedagógico fundamental para aprimorar o conhecimento do aluno e aperfeiçoar suas habilidades comunicativas. Influenciar a prática leitora é essencial para que o meio escolar possa ler por prazer, sendo assim o professor como mediador facilitador da aprendizagem deverá criar estratégias e diversificar variedades de gêneros literários para que posteriormente os alunos possam ter facilidade para identificá-los. Para realização deste artigo foi realizado um plano de ação através de visitas na escola e uma conversação sobre leitura o com 17 alunos do 1° ano do ensino fundamental do turno da tarde, da Escola Municipal Magalhães Bastos Localizada em Recife - PE, no ano de 2015, visto que, havia uma lacuna com a aproximação e variedades livros para os alunos, observamos que, escola possuía uma biblioteca porém estava desativada. Desta forma, sentimos uma necessidade para que o meio escolar se conscientizasse e refletisse sobre a relevância da leitura e também sobre a importância de uma biblioteca na escola e através disso aplicamos uma intervenção para observar como as crianças se comportavam no momento da leitura e como era sua participação, foi nítido analisarmos o quanto os alunos tiveram um processo ativo durante a leitura, pois sempre questionavam durante a contação e através desta aplicação foi possível ver o quanto a leitura é imprescindível para o desenvolvimento de ensino e aprendizagem.