A natureza da ciência promove o entendimento dos elementos envolvidos na construção do conhecimento científico seu estudo é um elemento essencial no ensino. O objetivo desse estudo foi analisar a concepção dos estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, sobre a natureza da ciência verificando se houve mudanças significativas nas concepções desses alunos ao concluírem ensino médio. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação do questionário VNOS-C (do inglês, Views of the Nature of Science, Form C). Esse questionário foi elaborado e validado por Norman Lederman e colaboradores, e foi utilizado nesta pesquisa a partir da tradução e adaptação realizada por Charbel Niño El Hani. O mesmo foi aplicado em duas etapas, a primeira ao ingresso dos alunos na instituição e a segunda ao final do ensino médio. A pesquisa se desenvolveu com uma abordagem quali-quantitativa das respostas de acordo com categorias criadas por El Hani inferindo valores com base na discussão das frequências de respostas consideradas adequadas, parcialmente adequadas, e inadequadas, posteriormente foi aplicado um Test “T” comparando os escores totais obtidos por cada aluno no pré- e no pós-teste. O resultado desse estudo mostrou que a maioria dos alunos possuem concepções inadequadas sobre a Natureza da Ciência, os dados atingiram um percentual de 61% nas respostas inadequadas.