No presente trabalho, mostramos que o país se encontra diante de um marco tecnológico acentuado e sente necessidade de transformar a educação com o uso de modernas tecnologias. Os impactos dessa tecnologia chegam à escola e são incorporados no referencial de metas educativas que levam em conta as dimensões ética, social, política, pedagógica e didática. Para tanto, analisamos que na área da educação, os avanços tecnológicos estão se tornando um instrumento que pode auxiliar no aprendizado de crianças, jovens e adultos. São novos recursos que viabilizam o crescimento do aluno e sua formação crítica, em virtude de maior participação no processo ensino/aprendizagem. A otimização dessa metodologia faz com que a escola participe dos processos de transformação e construção da realidade, na formação de indivíduos críticos e reflexivos. Configura-se por meio de um estudo bibliográfico, que o computador tem sido utilizado na educação, tanto para ensinar sobre computação, como para ensinar qualquer assunto. Diante dessa importante contribuição da informática em que a ampliação e eficiência de atendimentos, nos mais diferentes graus de ensino, permitem a participação social, econômica e política dos vários segmentos da sociedade, é que a escola, frente a esses novos fatos, deve estar sempre aberta para incorporar os novos hábitos, comportamentos e percepções proporcionados por esses recursos tecnológicos disponíveis no mundo de hoje. Observamos que, com a evolução dessa tecnologia e com uma metodologia adequada que permite suprir e superar a educação presencial surge educação à distância, mediatizada pelos recursos tecnológicos. É a educação a distância que se caracteriza pela autoinstrução e pela conversação didática, que mesmo sem a presença física do professor o aluno vai construindo seu conhecimento. De acordo com o estudo, observamos que, os conteúdos a serem veiculados pelo computador têm que ser repensados, já que os mesmos são um meio para desenvolver processos cognitivos crescentes. No que se refere ao ensino de Língua Portuguesa, por meio do computador, conclui-se que se torna um ensino produtivo proporcionado ao aluno, pelo qual o professor objetiva ensinar novas habilidades linguísticas, léxico-semânticos, morfossintáticos e gráfico-fônicos que fazem de uma língua o que ela é. Assim, acompanhando o cenário atual da Educação, importantes mudanças vêm ocorrendo, na medida em que algumas tecnologias são utilizadas como aliadas na busca de práticas de ensino alternativas, que favoreçam o desenvolvimento de novos métodos de ensino-aprendizagem (SAMPAIO; LEITE, 2003). Nesse sentido, o computador, é uma ferramenta que pode auxiliar no desenvolvimento de atividades práticas, possibilitando avanços no processo ensino aprendizagem.