Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERDISCIPLINARIDADE: VIVENCIANDO O MERCADO DE TRABALHO NO AMBIENTE ACADÊMICO

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENGENHARIA DE SOFTWARE Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37236
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3821
    "inscrito_id" => 7864
    "titulo" => """
      INTERDISCIPLINARIDADE: VIVENCIANDO O MERCADO DE\r\n
      TRABALHO NO AMBIENTE ACADÊMICO
      """
    "resumo" => """
      Nos últimos anos o mercado de trabalho vem exigindo muito mais que uma boa formação por parte dos candidatos às vagas de emprego. Um prévio conhecimento sobre as atividades que serão desenvolvidas de acordo com as suas respectivas áreas de atuação tornou-se undamental para os que buscam seu lugar neste mercado cada vez mais competitivo, tendo em vista que a concorrência no mercado atual está diretamente ligada à capacidade de produção e inovação. A partir dos resultados obtidos espera-se contribuir com o amadurecimento da aplicação das metodologias de ensino aprendizagem no processo de formação dos alunos. As metodologias ativas podem ser uma alternativa aos meios tradicionais de ensino, pois visam proporcionar uma maior dinâmica às aulas, mudando o cenário atual que se baseia apenas na simples transmissão de conhecimentos, o qual o aluno possui um papel passivo. Entende-se essa pesquisa como\r\n
      pesquisa-ação, pois busca-se relacionar com ações de estudos dinâmicos em forma de discussões. Foram utilizadas no processo técnicas de observação e entrevistas. Os resultados coletados após as observações e entrevistas, apontaram que: 78% dos alunos são a favor do uso das metodologias ativas durante o processo de formação e que gostariam de ter essa metodologia aplicada em outras disciplinas durante o curso; 45% dos alunos relataram que conseguiram adquirir novos conhecimentos, além dos já obtidos durante suas buscas para entender o problema e montar a solução; 62% dos alunos relataram que conseguiram entender\r\n
      melhor alguns processos do desenvolvimento de projeto que antes só tinham visto na teoria; 15% dos alunos afirmaram que a participação no projeto os ajudou a ter uma melhor noção sobre os papéis desempenhados por cada integrante de uma equipe, e assim também se sentiram mais seguros sobre qual papel podem ou querem desempenhar.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENGENHARIA DE SOFTWARE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID7864_16102017005344.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO LUIS SARAIVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO LUIS"
    "autor_email" => "peluissaraiva@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37236
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3821
    "inscrito_id" => 7864
    "titulo" => """
      INTERDISCIPLINARIDADE: VIVENCIANDO O MERCADO DE\r\n
      TRABALHO NO AMBIENTE ACADÊMICO
      """
    "resumo" => """
      Nos últimos anos o mercado de trabalho vem exigindo muito mais que uma boa formação por parte dos candidatos às vagas de emprego. Um prévio conhecimento sobre as atividades que serão desenvolvidas de acordo com as suas respectivas áreas de atuação tornou-se undamental para os que buscam seu lugar neste mercado cada vez mais competitivo, tendo em vista que a concorrência no mercado atual está diretamente ligada à capacidade de produção e inovação. A partir dos resultados obtidos espera-se contribuir com o amadurecimento da aplicação das metodologias de ensino aprendizagem no processo de formação dos alunos. As metodologias ativas podem ser uma alternativa aos meios tradicionais de ensino, pois visam proporcionar uma maior dinâmica às aulas, mudando o cenário atual que se baseia apenas na simples transmissão de conhecimentos, o qual o aluno possui um papel passivo. Entende-se essa pesquisa como\r\n
      pesquisa-ação, pois busca-se relacionar com ações de estudos dinâmicos em forma de discussões. Foram utilizadas no processo técnicas de observação e entrevistas. Os resultados coletados após as observações e entrevistas, apontaram que: 78% dos alunos são a favor do uso das metodologias ativas durante o processo de formação e que gostariam de ter essa metodologia aplicada em outras disciplinas durante o curso; 45% dos alunos relataram que conseguiram adquirir novos conhecimentos, além dos já obtidos durante suas buscas para entender o problema e montar a solução; 62% dos alunos relataram que conseguiram entender\r\n
      melhor alguns processos do desenvolvimento de projeto que antes só tinham visto na teoria; 15% dos alunos afirmaram que a participação no projeto os ajudou a ter uma melhor noção sobre os papéis desempenhados por cada integrante de uma equipe, e assim também se sentiram mais seguros sobre qual papel podem ou querem desempenhar.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENGENHARIA DE SOFTWARE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID7864_16102017005344.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO LUIS SARAIVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO LUIS"
    "autor_email" => "peluissaraiva@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Nos últimos anos o mercado de trabalho vem exigindo muito mais que uma boa formação por parte dos candidatos às vagas de emprego. Um prévio conhecimento sobre as atividades que serão desenvolvidas de acordo com as suas respectivas áreas de atuação tornou-se undamental para os que buscam seu lugar neste mercado cada vez mais competitivo, tendo em vista que a concorrência no mercado atual está diretamente ligada à capacidade de produção e inovação. A partir dos resultados obtidos espera-se contribuir com o amadurecimento da aplicação das metodologias de ensino aprendizagem no processo de formação dos alunos. As metodologias ativas podem ser uma alternativa aos meios tradicionais de ensino, pois visam proporcionar uma maior dinâmica às aulas, mudando o cenário atual que se baseia apenas na simples transmissão de conhecimentos, o qual o aluno possui um papel passivo. Entende-se essa pesquisa como pesquisa-ação, pois busca-se relacionar com ações de estudos dinâmicos em forma de discussões. Foram utilizadas no processo técnicas de observação e entrevistas. Os resultados coletados após as observações e entrevistas, apontaram que: 78% dos alunos são a favor do uso das metodologias ativas durante o processo de formação e que gostariam de ter essa metodologia aplicada em outras disciplinas durante o curso; 45% dos alunos relataram que conseguiram adquirir novos conhecimentos, além dos já obtidos durante suas buscas para entender o problema e montar a solução; 62% dos alunos relataram que conseguiram entender melhor alguns processos do desenvolvimento de projeto que antes só tinham visto na teoria; 15% dos alunos afirmaram que a participação no projeto os ajudou a ter uma melhor noção sobre os papéis desempenhados por cada integrante de uma equipe, e assim também se sentiram mais seguros sobre qual papel podem ou querem desempenhar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.