O presente trabalho tem por objetivo compreender o papel da instituição escolar na produção e enfrentamento do sofrimento psicossocial de estudantes Lésbicas, Gays, Bissexuais Travestis e Transexuais, considerando que este é um importante espaço de socialização e formação subjetiva. Para tanto, elegemos como objeto de análise os depoimentos de adolescentes e jovens LGBTs sobre suas experiências em espaços educacionais correlacionadas a sua orientação sexual e/ou identidade/expressão de gênero, divulgados por meio da Pesquisa Nacional Sobre o Ambiente Educacional no Brasil, publicada em 2016. Os referidos depoimentos foram elaborados em resposta a solicitação para relatar experiências pessoais caso desejasse, sendo que foram acolhidos 322 depoimentos, dentre os quais foram publicados 76 fragmentos a serem analisados no presente artigo a partir da Análise Temática de Conteúdo de Bardin. O processo de análise do material possibilitou a organização dos relatos em três classes temáticas, quais sejam: expressões da violência, protagonistas da violência e a violência e seus desdobramentos. Por fim, apontaremos como a Comunidade Justa pode constituir-se alternativa na construção do respeito a vida humana e a equidade de gênero.