RESUMO
Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada na disciplina“ Compreensão de Textos: processos cognitivos e ensino” no Mestrado de Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco. Durante a disciplina tivemos a oportunidade de mergulhar na leitura de vários autores que discutem a importância de se trabalhar a compreensão, a partir disto comecei a refletir sobre a importância do professor ajudar a compreender os textos lidos na roda de história na educação infantil. Desta forma, no presente artigo analisamos como a leitura é vista nos documentos oficiais e na prática de uma professora na educação infantil da Rede Municipal do Jaboatão dos Guararapes, analisamos situações da prática de leitura extraídas de uma roda de leitura e identificamos as ajudas priorizadas pela docente na busca da compreensão leitora. Nos baseamos em Vygotsky (2007), Marcuschi (2008), Girotto e Souza (2010), Brandão (2006), Miguel (2012) entre outros, para uma melhor compreensão do nosso objeto de estudo. Recorremos a pesquisa qualitativa tendo como campo de investigação uma escola, nossos sujeitos foram uma professora e as crianças do 2º ano da educação infantil, utilizamos como instrumento de coleta a observação. A análise foi fundamentada em Bardin (2011). Os resultados demonstram que a roda de leitura já era presente na rotina da turma, havendo uma relação dialógica entre a mediadora e as crianças e entre os pares. Vimos a utilização da estratégia de conexão de texto para a vida, pois no momento da leitura a mediadora lançava questionamentos sobre a capa do livro e as crianças estabelecerem relações com situações do seu cotidiano. A docente faz um maior investimento nas ajudas frias do tipo invasivas, em perguntas literais e de previsões, havendo pouco investimento em ajudas quentes e em perguntas inferenciais. Outro elemento pouco explorado foi a apresentação dos autores e dos ilustradores dos livros, pensamos que uma exploração maior das ilustrações seria muito importante, visto que as imagens possibilitavam muitas inferências que ajudariam uma melhor compreensão da história.
Palavras-Chave: Leitura, ajudas, compreensão.