O Programa Escola Ativa é uma política pública educacional com fins à materialização da modalidade de Educação do Campo nas escolas públicas brasileiras. É também uma estratégia de democratização da educação no campo que foi implementada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso com continuidade no Governo de Luiz Inácio da Silva, destinada a salas multisseriadas ou escolas pequenas, em local de difícil acesso, com baixa densidade populacional, com apenas um professor, na qual todas as sériesanos estudam juntos em uma mesma sala de aula. O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado em Educação que versou sobre a temática “prática pedagógica de professores de escolas do campo de São Luiz do Quitunde, Alagoas – 2014, com fulcro em analisar, exatamente, as práticas educativas de docentes norteadas pelo Programa Escola Ativa. Buscou-se investigar as metodologias desenvolvidas pelos professores diante da temática e a prática docente moldada aos objetivos propostos pelas diretrizes da escola Ativa, bem como a verificação do uso dos recursos na atuação deste profissional em prol da garantia à prática na vida dos alunos como a Produção dos saberes. Eminentemente, de cunho quantitativo, com aplicação de questionário, revisão bibliográfica e também análise documental de Projetos Políticos Pedagógicos, por esta investigação verificou existir, por parte docente, muito esforço para trabalhar com a temática abordada. Porém, em outras instituições ainda se encontram vestígios do modelo tradicional de práticas pedagógicas e algumas divergências às legalidades exigidas para as práticas educativas relacionadas ao Programa Escola Ativa. Detectou-se, ademais, a não utilização de estratégias ou recursos didáticos por docentes que foram capacitados com o propósito de garantir a participação e o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem do aluno a partir dos princípios da Escola Ativa. Contudo, a implantação do Programa em comento garantiu aos docentes de Escolas do Campo de São Luiz do Quitunde (AL) conhecer os princípios da Educação do Campo.