Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO DE AUTISTAS E SEUS DESAFIOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: AUTISMO, INCLUSÃO, DESAFIOS Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Na atualidade, cada vez mais o Autismo tem se tornado um tema de debates nos contextos educacionais e científicos, buscando não só uma maior compreensão deste como também na perspectiva de revelar estratégias para potencializar o desenvolvimento da criança, bem como contribuir com o seu enfrentamento e inclusão junto à família e à escola. A partir desta temática, buscou-se um estudo a respeito das leis que asseguram à educação do individuo autista, pois de acordo com a legislação brasileira, toda e qualquer criança, sem nenhuma distinção possui direto a educação, portanto, crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), estão asseguradas pela lei à educação. A sala de aula, como espaço que abrange diferentes culturas, condições sociais e comportamentos, ocasiona algumas dificuldades de aprendizagem e socialização, principalmente quando se faz necessário incluir. O objetivo desse trabalho foi refletir sobre os desafios que os professores encontram no processo de inclusão de crianças com TEA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de Revisão Bibliográfica Integrativa, que iniciou com pesquisas eletrônicas no banco de dados da Scielo, posteriormente foi feita uma seleção de periódicos científicos publicados na Revista Brasileira de Educação Especial, nos últimos dez anos. Os principais resultados indicaram que os principais desafios apontados pelos estudos foram relativos à Comunicação, à Interação Social e às especificidades do Comportamento da criança, o que culmina em um desafio mais preponderante no contexto da inclusão escolar. Diante do exposto, destacamos a importância da formação acadêmica de professores, em que os mesmos necessitam de capacitação/formação continuada, que sejam habilitados ética e tecnicamente para lidar com sujeitos diagnosticados com TEA.

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