Este trabalho aborda a mediação tecnológica como prática pedagógica inserida na educação profissional, a qual requer que os profissionais da modalidade estejam favoráveis à sua aceitação, entendendo a utilização dos recursos tecnológicos como mais uma alternativa para realizar a prática educativa alinhada com as finalidades da aprendizagem, rompendo ao mesmo tempo com o tradicionalismo. Sendo assim, nosso objetivo neste trabalho, é refletir acerca da mediação tecnológica inclusa nas práticas pedagógicas na educação profissional, bem como as dificuldades encontradas, e estratégias para que se possa haver progressos quanto à introdução das novas tecnologias em sala de aula. Nesta pesquisa, refletimos acerca da temática por meio da pesquisa bibliográfica, discutindo por sua vez, as dificuldades encontradas para a sua implementação na modalidade de ensino, propondo estratégias para que se possa haver progressos quanto à introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação no âmbito da educação profissional, de forma que estas possam ser entendidas pelos docentes como mais um suporte didático mediador da promoção da autoaprendizagem, logo que se apresentam como uma possibilidade para a aprendizagem até mesmo fora da instituição, e assim, utilizadas adequadamente, poderão ser uma extensão da sala de aula. Concluímos que, para que a aprendizagem seja significativa, torna-se imprescindível por parte do professor da educação profissional que o mesmo, através de uma análise crítica, busque a produção do conhecimento a qual o aluno se perceba como sujeito, combatendo o caráter narrativo e informativo rotineiro da sala de aula, e, valendo-se de novos recursos metodológicos para que as necessidades educacionais dos seus alunos sejam alcançadas, tornando as aulas mais dinâmicas e os alunos mais motivados.