PRZYVARA, Alice De Lima et al.. As relações de gênero no ambiente escolar. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/35962>. Acesso em: 02/11/2024 12:30
O presente texto apresenta alguns apontamentos levantados durante o momento de estágio de regência do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, o qual foi realizado num Centro de Educação Infantil da rede pública do município de Francisco Beltrão-Paraná. Este artigo busca refletir sobre as relações de gênero no ambiente escolar, mais precisamente, de que modo o professor, figura de grande referência para as crianças na sala de aula, influência e reforça a diferenciação nas relações de gênero. E como podemos fazer para reverter esta condição. Visto que, muitas vezes o docente se depara com fatos corriqueiros do meio escolar e para resolver devida situação momentânea adota atitudes de caráter social, advindas do senso comum, que envolvem muito além de sua formação teórica e profissional. Esta temática, embora delicada, em razão do risco de julgamento moral quanto ao comportamento dos professores perante sua prática em sala de aula, visa alertar aos docentes para prestarem mais atenção no tema, pois, inconscientemente se veem reproduzindo padrões construídos socialmente do que é feminino e do que é masculino dentro dos espaços escolares. Para tanto, faz-se necessário primeiramente abordar a construção do conceito de gênero no decorrer da história. Visto que, esta construção parte dum meio social, o qual sofre influências e mudanças conforme os interesses da sociedade e de devida época. Com base na leitura e estudo de artigos específicos que abordam essa temática damos inicio ao processo complexo de desprender-se destas amarras sociais do que é “certo” e errado” para cada sexo.