Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IDENTIDADE SOCIAL E O CURRÍCULO: REFLEXÕES A PARTIR DE VIVÊNCIAS COM ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO

Palavra-chaves: ESCOLARIZAÇÃO, LETRAMENTO, PROTAGONISMO, CURRÍCULO, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões decorrentes da atuação articulada de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no âmbito do programa PET CONEXOES DE SABERES da UFPB por meio do projeto “Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas” que insere sujeitos nas relações de vulnerabilidades sociais no contexto do ensino superior e da educação básica na busca da superação de conflitos e dos desafios inerentes ao processo de escolarização e formação. Os lugares comuns ou aproximáveis de vulnerabilidade social dos protagonistas (mediadores/tutores pedagógicos e adolescentes mediados/tutoriados) da ação de Letramento e Escolarização a partir das Historias Individuais para Autonomia possibilitam vivencias de experiências identitarias e curriculares provocando a curiosidade critica acerca dos fenômenos presentes sobre a conotação de “atrasos” e “repetências”. Assim, esses fenômenos, não são destituídos de uma relação com o currículo, e, necessário é compreender, o lugar de significados atribuído pelo adolescente acolhido na relação com o currículo e como correspondem as implicações de compreensão das suas realidades sociais. O contexto de desempenho global dos demais estudantes diante do modelo de avaliação da política educacional é um parâmetro necessário para compreender a condição didática que se localiza os estudantes-socialmente vulneráveis fazendo-se também na analise de sistemas de avaliação da instituição em que se encontram matriculados como, por exemplo, a prova Brasil. Dando assim o universo de possibilidades de aprendizagens desenvolvidas na prática pedagógica escolar, ou seja, referencia curricular das habilidades a qual são distorcidas ou podem os estudantes apresentarem diante da analise das informações da avaliação. Busca-se compreender as implicações do âmbito do currículo como aspectos de construção de identidades sociais que constituam nesses espaços de conflitos o território de afirmação de uma aprendizagem de letramento e escolarização que se constitua como a experiência de pertencimento e reivindicação de defesa de políticas públicas que possibilitem a permanência de suas identidades sociais no contexto da educação pública brasileira em suas trajetórias da educação básica ao ensino superior.

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