Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORQUESTRANDO OFICINAS PARA ABORDAR CARACTERÍSTICAS DOS QUADRILÁTEROS

Palavra-chaves: ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL, GEOPLANO, CONFIGURAÇÃO DIDÁTICA, MODO DE EXECUÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo mostrar como foi elaborado o processo de planejamento e vivência de duas oficinas para se abordar as características dos quadriláteros com estudantes do curso de licenciatura em matemática ao utilizar o geoplano como recurso didático para os auxiliarem durante a resolução de algumas questões apresentadas durante as oficinas. Utilizando elementos da Teoria da Orquestração Instrumental - TOI para auxiliar no planejamento e execução dessas oficinas, ou nos termos da própria teoria, para realizar uma configuração didática e um modo de execução para essa configuração, foi possível criar um ambiente propício para se investigar como os estudantes de licenciatura em matemática atuam para resolver questões que abordem características dos quadriláteros. Baseados na TOI foi possível identificar que os elementos teóricos apresentados nessa teoria possuem forte associação com elementos práticos vivenciados em sala de aula. Analisando as oficinas criadas com base na Teoria da Orquestração Instrumental foi possível ter uma maior clareza sobre o que seria realizado em cada oficina, quais os aspectos que seriam trabalhados, qual o papel desempenhado pelo professor e pelos alunos e quais os objetivos traçados para realização das atividades. No que diz respeito ao papel desempenhado por professores e alunos, a teoria ofereceu um bom suporte para planejar como os estudantes iriam se comportar diante das atividades, como eles iriam trabalhar para conseguir resolver o que foi proposto em cada oficina. Desse modo, conclui-se que utilizar os conhecimentos referentes a esse aporte teórico, especialmente a configuração didática e o modo de execução, pode contribuir de modo positivo nas aulas preparadas por professores de matemática.

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