O ensino de ciências tem se tornado um grande desafio nas escolas da rede pública em todo o país, pois vêm sofrendo profundas transformações que, a cada dia, exige do professor a capacidade de inovação e criatividade quando se necessita de recursos que promovam um ensino de qualidade. A falta de recursos e materiais didáticos impossibilita, na maioria das vezes, práticas pedagógicas lúdicas com a participação do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Diante dessa realidade, o presente trabalho teve como objetivo a implantação de uma Horta Orgânica Sustentável como ferramenta lúdica para auxiliar no ensino de ciências naturais. Este trabalho foi realizado com a participação de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da escola pública “Unidade Integrada Municipal Senador Alexandre Costa”, no Município de Codó, MA. Os alunos foram auxiliados nas várias etapas do processo de construção da horta, como na limpeza da área, coleta de materiais, preparo do solo, montagem dos canteiros, plantio, manutenção e colheita. Os materiais utilizados para a construção da horta foram de fácil acesso. Sendo muitos destes, material reaproveitado que foram descartados no lixo, tais como, garrafas pets e pneus. Com esta atividade, o ensino de ciências nesta escola foi realizado de forma interdisciplinar, pois foram abordados e discutidos temas de grande relevância para a formação do aluno, como a conscientização ambiental, sustentabilidade, alimentação saudável, o desperdício alimentar, mudanças e hábitos ecologicamente corretos. Além disso, esta atividade promoveu o trabalho em equipe, fortaleceu o elo professor-aluno em uma interação mútua e troca de conhecimentos; colocaram-se em prática os conceitos de respeito e ética; e, também, contribuiu para a formação se cidadãos mais conscientes alertando aos cuidados com a vida e o mundo.