Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTRODUÇÃO AO ELETROMAGNETISMO

Palavra-chaves: ELETROMAGNETISMO, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, ENSINO DE FÍSICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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O recorte histórico escolhido baseia-se no artigo de Martins (1986), “Oersted e a descoberta do Eletromagnetismo”. O trabalho desenvolvido dividiu-se em duas fases: planejamento e intervenção. No planejamento ocorreu a escolha/estudo de obras didáticas e históricas pertinentes e a produção do material necessário para a implementação da sequência. A fase da intervenção seguiu a lógica dos momentos pedagógicos de Delizoicov – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. O primeiro encontro destinou-se à discussão da história em torno do surgimento/uso da bússola, e num desafio de produção desse instrumento a partir de materiais de baixo custo, sem qualquer tipo de orientação prévia. O segundo momento compreendeu: a retomada do debate em torno da bússola por meio da apresentação da montagem sugerida; e a explanação sobre o eletromagnetismo, no século XIX, com foco nos estudos de Hans Christian Oersted (1777-1851). A terceira parte das aulas contemplou a reprodução de três reconhecidos testes experimentais, realizados por Oersted, envolvendo os efeitos observados em uma bússola a partir da aproximação de um condutor percorrido por corrente elétrica. A última etapa de intervenção enfocou: i) o ensino dos conceitos abordados na perspectiva atual, em contraponto a teoria contemporânea aos estudos de Oersted; e ii) um desafio de montagem de mapa conceitual que continha as noções-chave da Física e do histórico abordados. A oportunidade de trabalhar com a interface histórico-filosófica da ciência sinaliza um melhor entendimento da dinâmica do trabalho científico e a experiência docente atua de forma decisiva para manutenção da escolha pelo magistério, por parte dos bolsistas.O presente trabalho pretende relatar uma experiência docente de alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, que são bolsistas" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ELETROMAGNETISMO, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID845_03092017091922.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMIRA ARRUDA VICENTE" "autor_nome_curto" => "SAMIRA ARRUDA" "autor_email" => "arrudasamirauepb@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37120 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 705 "inscrito_id" => 845 "titulo" => "HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTRODUÇÃO AO ELETROMAGNETISMO" "resumo" => "O presente trabalho pretende relatar uma experiência docente de alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho pretende relatar uma experiência docente de alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). A proposta didática é sobre o eletromagnetismo, utilizando a abordagem da História da Ciência, complementada por práticas experimentais. O recorte histórico escolhido baseia-se no artigo de Martins (1986), “Oersted e a descoberta do Eletromagnetismo”. O trabalho desenvolvido dividiu-se em duas fases: planejamento e intervenção. No planejamento ocorreu a escolha/estudo de obras didáticas e históricas pertinentes e a produção do material necessário para a implementação da sequência. A fase da intervenção seguiu a lógica dos momentos pedagógicos de Delizoicov – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. O primeiro encontro destinou-se à discussão da história em torno do surgimento/uso da bússola, e num desafio de produção desse instrumento a partir de materiais de baixo custo, sem qualquer tipo de orientação prévia. O segundo momento compreendeu: a retomada do debate em torno da bússola por meio da apresentação da montagem sugerida; e a explanação sobre o eletromagnetismo, no século XIX, com foco nos estudos de Hans Christian Oersted (1777-1851). A terceira parte das aulas contemplou a reprodução de três reconhecidos testes experimentais, realizados por Oersted, envolvendo os efeitos observados em uma bússola a partir da aproximação de um condutor percorrido por corrente elétrica. A última etapa de intervenção enfocou: i) o ensino dos conceitos abordados na perspectiva atual, em contraponto a teoria contemporânea aos estudos de Oersted; e ii) um desafio de montagem de mapa conceitual que continha as noções-chave da Física e do histórico abordados. A oportunidade de trabalhar com a interface histórico-filosófica da ciência sinaliza um melhor entendimento da dinâmica do trabalho científico e a experiência docente atua de forma decisiva para manutenção da escolha pelo magistério, por parte dos bolsistas.

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