A educação especial na perspectiva inclusiva precisa estar inserida dentro de todas as etapas e níveis de ensino, incluindo a primeira etapa da educação infantil destinada ao ensino das crianças da faixa etária de 0 a 3 anos. Dentro dos serviços da educação especial está o atendimento educacional especializado (AEE) direcionado por professores que prioritariamente tem seu trabalho desenvolvido na sala de recursos multifuncionais, que é uma sala composta por mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos enviados pelo Ministério da Educação, destinados aos alunos público alvo da educação especial. O objetivo desse estudo é mostrar a importância da reestruturação dos materiais e mobiliários destinados as Salas de Recursos Multifuncionais e o trabalho do professor assim como sua formação de modo que atenda a necessidade da faixa etária e da especificidade da criança com deficiência visual que se encontra nas creches. Para tal foi feita uma pesquisa qualitativa onde foram analisados documentos do Ministério da Educação e leis que dão subsídios para AEE na educação infantil e observação participante de práticas pedagógicas, registros do mobiliário e de materiais do Setor de Educação Precoce do Instituto Benjamin Constant que é Referência na Área da Deficiência Visual. Os resultados mostraram a importância da ampliação de políticas públicas educacionais visto que os mobiliários e materiais do Ministério da Educação encaminhados para Sala de Recursos Multifuncionais, não atendem a necessidade da faixa etária e da especificidade da criança com deficiência visual sendo necessário sua reestruturação para o atendimento das crianças nas creches e que o professor de AEE precisa de formação especializada para direcionar o trabalho com a criança que está atendendo levando em conta aspectos da faixa etária atendida e da deficiência sendo fundamental a parceria com a família, com os profissionais da escola e da área da saúde.