Em virtude da globalização, o uso das novas tecnologias está cada vez mais presente na vida das pessoas. Isso contribui também para novas situações de comunicação, pois, sendo a língua dinâmica, também acompanha as mudanças e o desenvolvimento da sociedade. Na área educacional os alunos estão cada vez mais voltados para as novas tecnologias, sendo necessário o professor adequar o conteúdo e a sua metodologia para acompanhar essa mudança. Este trabalho tem por objetivo principal despertar no aluno o interesse e o prazer pela produção de texto e pela leitura através da ferramenta da internet ao explorar os gêneros digitais. E como objetivos específicos, reconhecer as principais características dos gêneros textuais da internet e das redes sociais; construir blog, perfil em rede social (Facebook) e e-mail para a comunicação das turmas envolvidas, demais membros da escola e comunidade em geral; refletir sobre o papel dos blogs para a aprendizagem e comunicação; e incentivar a leitura e a escrita a partir das ferramentas virtuais. O projeto foi trabalhado com turmas do 6º ano dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino do município de Mamanguape, Paraíba. Nas atividades, aplicamos questionários de pesquisa sobre os hábitos do uso da internet, abordamos conceitos e prática dos gêneros textuais e dos gêneros digitais. As contribuições teóricas foram dadas por Bakhtin (2000); Koch (2011) e Marcuschi (2002;2003), no que se refere aos gêneros textuais e digitais. Portanto, a partir deste projeto as características e linguagem dos gêneros textuais da internet, como: e-mail, redes sociais (Facebook, blog, por exemplo) estimulamos o aluno a ter o domínio dos diferentes gêneros, assim como, a compreender o seu funcionamento, auxiliando-os a ler e a escrever melhor.