Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA O EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES DE TUTORIA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA BRASILEIRA

Palavra-chaves: TUTOR, EAD, CONDIÇÕES DE TRABALHO Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36216
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3494
    "inscrito_id" => 9769
    "titulo" => "CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA O EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES DE TUTORIA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA BRASILEIRA"
    "resumo" => "Dentre as funções docentes do ensino superior na educação a distância, a tutoria possui lugar de destaque. O docente - tutor estabelece relações mais próximas com o aluno, mediando as ações pedagógicas desenvolvidas no curso, porém, ainda, não se encontra respaldado legalmente em relação à sua remuneração e demais condições trabalhistas, de acordo com as leis vigentes brasileiras, uma vez que seu enquadramento profissional não está regulamentado.  Considerando esse contexto, o objetivo da pesquisa em tela foi analisar se as funções do tutor em cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior brasileiras, na modalidade a distância demandam, na atualidade, uma regulamentação de condições de trabalho para o exercício da atividade de tutoria no Brasil. Buscou-se também, apresentar as competências para a tutoria de EaD relevando a qualidade; descrever como se potencializam as funções do docente presencial e do docente-tutor com o foco na docência do Ensino Superior; explicar a relação de remuneração entre a docência presencial e a docência em EaD. A investigação propôs um estudo de cunho qualitativo, utilizando os princípios das técnicas documentais, da observação participante, entrevista e questionário, verificando, assim, a relação entre as atividades docentes presenciais e a distância no ensino superior e suas referentes remunerações, dentre outros aspectos relacionados às condições de trabalho, apontando elementos plausíveis que surgiu a necessidade da elaboração de uma proposta de regulamentação das condições de trabalho para o exercício da atividade de tutoria no Brasil, integrando uma contínua reflexão acerca de questões dos docentes- tutores. Atualmente, as relações das condições de trabalho e a remuneração dos professores-tutores do Espírito Santo, atuantes na EaD relegam estes profissionais a um segundo plano de importância, configurando um contexto impreciso e precário de suas funções. Cabe ao governo, ao sindicato e às políticas públicas, o reconhecimento do papel do docente e o enquadramento de suas funções."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TUTOR, EAD, CONDIÇÕES DE TRABALHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID9769_13102017201629.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVIA REGINA SENOS DEMARCO"
    "autor_nome_curto" => "SILVIA SENOS"
    "autor_email" => "silviasenos@globo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO (UCB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36216
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3494
    "inscrito_id" => 9769
    "titulo" => "CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA O EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES DE TUTORIA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA BRASILEIRA"
    "resumo" => "Dentre as funções docentes do ensino superior na educação a distância, a tutoria possui lugar de destaque. O docente - tutor estabelece relações mais próximas com o aluno, mediando as ações pedagógicas desenvolvidas no curso, porém, ainda, não se encontra respaldado legalmente em relação à sua remuneração e demais condições trabalhistas, de acordo com as leis vigentes brasileiras, uma vez que seu enquadramento profissional não está regulamentado.  Considerando esse contexto, o objetivo da pesquisa em tela foi analisar se as funções do tutor em cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior brasileiras, na modalidade a distância demandam, na atualidade, uma regulamentação de condições de trabalho para o exercício da atividade de tutoria no Brasil. Buscou-se também, apresentar as competências para a tutoria de EaD relevando a qualidade; descrever como se potencializam as funções do docente presencial e do docente-tutor com o foco na docência do Ensino Superior; explicar a relação de remuneração entre a docência presencial e a docência em EaD. A investigação propôs um estudo de cunho qualitativo, utilizando os princípios das técnicas documentais, da observação participante, entrevista e questionário, verificando, assim, a relação entre as atividades docentes presenciais e a distância no ensino superior e suas referentes remunerações, dentre outros aspectos relacionados às condições de trabalho, apontando elementos plausíveis que surgiu a necessidade da elaboração de uma proposta de regulamentação das condições de trabalho para o exercício da atividade de tutoria no Brasil, integrando uma contínua reflexão acerca de questões dos docentes- tutores. Atualmente, as relações das condições de trabalho e a remuneração dos professores-tutores do Espírito Santo, atuantes na EaD relegam estes profissionais a um segundo plano de importância, configurando um contexto impreciso e precário de suas funções. Cabe ao governo, ao sindicato e às políticas públicas, o reconhecimento do papel do docente e o enquadramento de suas funções."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TUTOR, EAD, CONDIÇÕES DE TRABALHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID9769_13102017201629.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVIA REGINA SENOS DEMARCO"
    "autor_nome_curto" => "SILVIA SENOS"
    "autor_email" => "silviasenos@globo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO (UCB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Dentre as funções docentes do ensino superior na educação a distância, a tutoria possui lugar de destaque. O docente - tutor estabelece relações mais próximas com o aluno, mediando as ações pedagógicas desenvolvidas no curso, porém, ainda, não se encontra respaldado legalmente em relação à sua remuneração e demais condições trabalhistas, de acordo com as leis vigentes brasileiras, uma vez que seu enquadramento profissional não está regulamentado. Considerando esse contexto, o objetivo da pesquisa em tela foi analisar se as funções do tutor em cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior brasileiras, na modalidade a distância demandam, na atualidade, uma regulamentação de condições de trabalho para o exercício da atividade de tutoria no Brasil. Buscou-se também, apresentar as competências para a tutoria de EaD relevando a qualidade; descrever como se potencializam as funções do docente presencial e do docente-tutor com o foco na docência do Ensino Superior; explicar a relação de remuneração entre a docência presencial e a docência em EaD. A investigação propôs um estudo de cunho qualitativo, utilizando os princípios das técnicas documentais, da observação participante, entrevista e questionário, verificando, assim, a relação entre as atividades docentes presenciais e a distância no ensino superior e suas referentes remunerações, dentre outros aspectos relacionados às condições de trabalho, apontando elementos plausíveis que surgiu a necessidade da elaboração de uma proposta de regulamentação das condições de trabalho para o exercício da atividade de tutoria no Brasil, integrando uma contínua reflexão acerca de questões dos docentes- tutores. Atualmente, as relações das condições de trabalho e a remuneração dos professores-tutores do Espírito Santo, atuantes na EaD relegam estes profissionais a um segundo plano de importância, configurando um contexto impreciso e precário de suas funções. Cabe ao governo, ao sindicato e às políticas públicas, o reconhecimento do papel do docente e o enquadramento de suas funções.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.