Dentre as funções docentes do ensino superior na educação a distância, a tutoria possui lugar de destaque. O docente - tutor estabelece relações mais próximas com o aluno, mediando as ações pedagógicas desenvolvidas no curso, porém, ainda, não se encontra respaldado legalmente em relação à sua remuneração e demais condições trabalhistas, de acordo com as leis vigentes brasileiras, uma vez que seu enquadramento profissional não está regulamentado. Considerando esse contexto, o objetivo da pesquisa em tela foi analisar se as funções do tutor em cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior brasileiras, na modalidade a distância demandam, na atualidade, uma regulamentação de condições de trabalho para o exercício da atividade de tutoria no Brasil. Buscou-se também, apresentar as competências para a tutoria de EaD relevando a qualidade; descrever como se potencializam as funções do docente presencial e do docente-tutor com o foco na docência do Ensino Superior; explicar a relação de remuneração entre a docência presencial e a docência em EaD. A investigação propôs um estudo de cunho qualitativo, utilizando os princípios das técnicas documentais, da observação participante, entrevista e questionário, verificando, assim, a relação entre as atividades docentes presenciais e a distância no ensino superior e suas referentes remunerações, dentre outros aspectos relacionados às condições de trabalho, apontando elementos plausíveis que surgiu a necessidade da elaboração de uma proposta de regulamentação das condições de trabalho para o exercício da atividade de tutoria no Brasil, integrando uma contínua reflexão acerca de questões dos docentes- tutores. Atualmente, as relações das condições de trabalho e a remuneração dos professores-tutores do Espírito Santo, atuantes na EaD relegam estes profissionais a um segundo plano de importância, configurando um contexto impreciso e precário de suas funções. Cabe ao governo, ao sindicato e às políticas públicas, o reconhecimento do papel do docente e o enquadramento de suas funções.