Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização de jogos no ensino fundamental I como uma possibilidade em aliar os jogos ao cotidiano do professor, auxiliando-o no processo de ensino e aprendizagem da matemática ao propiciar um cenário onde novas situações são apresentadas. O uso de jogos didáticos na sala de aula não é algo novo, sendo bastante conhecido o seu potencial para o ensino e a aprendizagem em muitas áreas do conhecimento. Com relação às aulas de matemática, o uso de jogos alude uma transformação significativa nos processos de ensino e aprendizagem, que permite desfigurar o modelo tradicional de ensino. Pensando nisso e nas deficiências e desinteresse dos alunos com relação à disciplina de matemática no ensino fundamental I. Procuramos, através desse estudo, abordar de forma lúdica os conceitos da matemática que envolva o pensamento lógico-matemático e o pensamento espacial; objetivando o desenvolvimento do raciocínio e criatividade do aluno. Dessa forma ele aprende a elaborar estratégias, hipóteses e construir conhecimento matemático através das experiências com diferentes situações-problemas. Este estudo foi realizado através de observação e aplicação de questionários e jogos contendo questões objetivas e subjetivas. O resultado nos revela que um número significativo de alunos tem interesse na inserção de jogos no processo de ensino e aprendizagem. E com relação à utilização dos jogos testados, os resultados foram bastante satisfatórios enquanto instrumento facilitador da aprendizagem do assunto de operações matemáticas, contribuindo de forma positiva no aprendizado dos sujeitos da pesquisa.