Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNERO E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: GÊNERO, RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, EDUCAÇÃO, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37072
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 246
    "inscrito_id" => 4306
    "titulo" => "GÊNERO E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "As instituições famílias e escola vem sofrendo alterações ao longo do tempo, devido as exigências de cada sociedade. Tendo em vista que ambas são importantes para o desenvolvimento do indivíduo, o presente artigo teve como objetivo discutir sobre gênero e relação família-escola. Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada entre maio de 2017 a junho de 2017, baseada na consulta a artigos científicos selecionados através de busca do banco de dados da Scielo e, teses e dissertações nas bases de dados do portal da Capes, no período de 2013 a 2016. Para tanto, utilizamos os seguintes descritores: gênero, educação e relação família-escola. A busca foi feita por meio de palavras encontradas nos resumos dos artigos e teses e dissertações, e nos títulos. A seleção dos materiais foi feita em conformidade com o assunto proposto. Deste modo, encontrando 7966 dissertações e teses e 16 artigos. Além destas, foi realizado uma busca manual de referências bibliográficas onde 6 produções foram acrescentadas, totalizando 11 produções, uma vez que mais se aproximam do referido estudo. Com isso, foi possível identificar que a relação família-escola é de suma importância e, uma vez efetivada, contribui para grandes aprendizados no que diz respeito a alunas/os/pais/professoras/es. Porém, cada instituição, seja a família ou a escola, possui características próprias que as fazem seguir determinados padrões. Assim, a relevância de ambas não confundirem/transferirem atividades uma a outra eximindo-se de suas responsabilidades. Entretanto, é necessário a efetivação das práticas propostas. Além disso, é necessário mais estudo sobre esta temática, no intuito de ampliar o conhecimento sobre."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, EDUCAÇÃO, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID4306_17072017122044.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALITA DE FÁTIMA ARANHA BARBOSA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "THALITA"
    "autor_email" => "thalitafabs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37072
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 246
    "inscrito_id" => 4306
    "titulo" => "GÊNERO E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "As instituições famílias e escola vem sofrendo alterações ao longo do tempo, devido as exigências de cada sociedade. Tendo em vista que ambas são importantes para o desenvolvimento do indivíduo, o presente artigo teve como objetivo discutir sobre gênero e relação família-escola. Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada entre maio de 2017 a junho de 2017, baseada na consulta a artigos científicos selecionados através de busca do banco de dados da Scielo e, teses e dissertações nas bases de dados do portal da Capes, no período de 2013 a 2016. Para tanto, utilizamos os seguintes descritores: gênero, educação e relação família-escola. A busca foi feita por meio de palavras encontradas nos resumos dos artigos e teses e dissertações, e nos títulos. A seleção dos materiais foi feita em conformidade com o assunto proposto. Deste modo, encontrando 7966 dissertações e teses e 16 artigos. Além destas, foi realizado uma busca manual de referências bibliográficas onde 6 produções foram acrescentadas, totalizando 11 produções, uma vez que mais se aproximam do referido estudo. Com isso, foi possível identificar que a relação família-escola é de suma importância e, uma vez efetivada, contribui para grandes aprendizados no que diz respeito a alunas/os/pais/professoras/es. Porém, cada instituição, seja a família ou a escola, possui características próprias que as fazem seguir determinados padrões. Assim, a relevância de ambas não confundirem/transferirem atividades uma a outra eximindo-se de suas responsabilidades. Entretanto, é necessário a efetivação das práticas propostas. Além disso, é necessário mais estudo sobre esta temática, no intuito de ampliar o conhecimento sobre."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, EDUCAÇÃO, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID4306_17072017122044.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALITA DE FÁTIMA ARANHA BARBOSA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "THALITA"
    "autor_email" => "thalitafabs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As instituições famílias e escola vem sofrendo alterações ao longo do tempo, devido as exigências de cada sociedade. Tendo em vista que ambas são importantes para o desenvolvimento do indivíduo, o presente artigo teve como objetivo discutir sobre gênero e relação família-escola. Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada entre maio de 2017 a junho de 2017, baseada na consulta a artigos científicos selecionados através de busca do banco de dados da Scielo e, teses e dissertações nas bases de dados do portal da Capes, no período de 2013 a 2016. Para tanto, utilizamos os seguintes descritores: gênero, educação e relação família-escola. A busca foi feita por meio de palavras encontradas nos resumos dos artigos e teses e dissertações, e nos títulos. A seleção dos materiais foi feita em conformidade com o assunto proposto. Deste modo, encontrando 7966 dissertações e teses e 16 artigos. Além destas, foi realizado uma busca manual de referências bibliográficas onde 6 produções foram acrescentadas, totalizando 11 produções, uma vez que mais se aproximam do referido estudo. Com isso, foi possível identificar que a relação família-escola é de suma importância e, uma vez efetivada, contribui para grandes aprendizados no que diz respeito a alunas/os/pais/professoras/es. Porém, cada instituição, seja a família ou a escola, possui características próprias que as fazem seguir determinados padrões. Assim, a relevância de ambas não confundirem/transferirem atividades uma a outra eximindo-se de suas responsabilidades. Entretanto, é necessário a efetivação das práticas propostas. Além disso, é necessário mais estudo sobre esta temática, no intuito de ampliar o conhecimento sobre.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.