As instituições famílias e escola vem sofrendo alterações ao longo do tempo, devido as exigências de cada sociedade. Tendo em vista que ambas são importantes para o desenvolvimento do indivíduo, o presente artigo teve como objetivo discutir sobre gênero e relação família-escola. Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada entre maio de 2017 a junho de 2017, baseada na consulta a artigos científicos selecionados através de busca do banco de dados da Scielo e, teses e dissertações nas bases de dados do portal da Capes, no período de 2013 a 2016. Para tanto, utilizamos os seguintes descritores: gênero, educação e relação família-escola. A busca foi feita por meio de palavras encontradas nos resumos dos artigos e teses e dissertações, e nos títulos. A seleção dos materiais foi feita em conformidade com o assunto proposto. Deste modo, encontrando 7966 dissertações e teses e 16 artigos. Além destas, foi realizado uma busca manual de referências bibliográficas onde 6 produções foram acrescentadas, totalizando 11 produções, uma vez que mais se aproximam do referido estudo. Com isso, foi possível identificar que a relação família-escola é de suma importância e, uma vez efetivada, contribui para grandes aprendizados no que diz respeito a alunas/os/pais/professoras/es. Porém, cada instituição, seja a família ou a escola, possui características próprias que as fazem seguir determinados padrões. Assim, a relevância de ambas não confundirem/transferirem atividades uma a outra eximindo-se de suas responsabilidades. Entretanto, é necessário a efetivação das práticas propostas. Além disso, é necessário mais estudo sobre esta temática, no intuito de ampliar o conhecimento sobre.