GÊNERO E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37072 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 246 "inscrito_id" => 4306 "titulo" => "GÊNERO E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "As instituições famílias e escola vem sofrendo alterações ao longo do tempo, devido as exigências de cada sociedade. Tendo em vista que ambas são importantes para o desenvolvimento do indivíduo, o presente artigo teve como objetivo discutir sobre gênero e relação família-escola. Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada entre maio de 2017 a junho de 2017, baseada na consulta a artigos científicos selecionados através de busca do banco de dados da Scielo e, teses e dissertações nas bases de dados do portal da Capes, no período de 2013 a 2016. Para tanto, utilizamos os seguintes descritores: gênero, educação e relação família-escola. A busca foi feita por meio de palavras encontradas nos resumos dos artigos e teses e dissertações, e nos títulos. A seleção dos materiais foi feita em conformidade com o assunto proposto. Deste modo, encontrando 7966 dissertações e teses e 16 artigos. Além destas, foi realizado uma busca manual de referências bibliográficas onde 6 produções foram acrescentadas, totalizando 11 produções, uma vez que mais se aproximam do referido estudo. Com isso, foi possível identificar que a relação família-escola é de suma importância e, uma vez efetivada, contribui para grandes aprendizados no que diz respeito a alunas/os/pais/professoras/es. Porém, cada instituição, seja a família ou a escola, possui características próprias que as fazem seguir determinados padrões. Assim, a relevância de ambas não confundirem/transferirem atividades uma a outra eximindo-se de suas responsabilidades. Entretanto, é necessário a efetivação das práticas propostas. Além disso, é necessário mais estudo sobre esta temática, no intuito de ampliar o conhecimento sobre." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, EDUCAÇÃO, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID4306_17072017122044.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALITA DE FÁTIMA ARANHA BARBOSA SOUSA" "autor_nome_curto" => "THALITA" "autor_email" => "thalitafabs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37072 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 246 "inscrito_id" => 4306 "titulo" => "GÊNERO E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "As instituições famílias e escola vem sofrendo alterações ao longo do tempo, devido as exigências de cada sociedade. Tendo em vista que ambas são importantes para o desenvolvimento do indivíduo, o presente artigo teve como objetivo discutir sobre gênero e relação família-escola. Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada entre maio de 2017 a junho de 2017, baseada na consulta a artigos científicos selecionados através de busca do banco de dados da Scielo e, teses e dissertações nas bases de dados do portal da Capes, no período de 2013 a 2016. Para tanto, utilizamos os seguintes descritores: gênero, educação e relação família-escola. A busca foi feita por meio de palavras encontradas nos resumos dos artigos e teses e dissertações, e nos títulos. A seleção dos materiais foi feita em conformidade com o assunto proposto. Deste modo, encontrando 7966 dissertações e teses e 16 artigos. Além destas, foi realizado uma busca manual de referências bibliográficas onde 6 produções foram acrescentadas, totalizando 11 produções, uma vez que mais se aproximam do referido estudo. Com isso, foi possível identificar que a relação família-escola é de suma importância e, uma vez efetivada, contribui para grandes aprendizados no que diz respeito a alunas/os/pais/professoras/es. Porém, cada instituição, seja a família ou a escola, possui características próprias que as fazem seguir determinados padrões. Assim, a relevância de ambas não confundirem/transferirem atividades uma a outra eximindo-se de suas responsabilidades. Entretanto, é necessário a efetivação das práticas propostas. Além disso, é necessário mais estudo sobre esta temática, no intuito de ampliar o conhecimento sobre." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, EDUCAÇÃO, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID4306_17072017122044.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALITA DE FÁTIMA ARANHA BARBOSA SOUSA" "autor_nome_curto" => "THALITA" "autor_email" => "thalitafabs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }