Este artigo aborda a aquisição da linguagem escrita pela criança. Investiga a linguagem escrita através da psicogênese da língua escrita abordada por Ferreiro e Teberosky. Para iniciarmos a análise recorremos a pesquisa bibliográfica compondo o quadro teórico. Na pesquisa de campo, utilizamos uma coleta de produções de escrita espontânea fazendo uma sondagem diagnóstica. Usamos como aporte teórico os estudos Ferreiro (1985). O estudo foi desenvolvido numa escola pública municipal de educação infantil e ensino fundamental da cidade de Ceará-Mirim-RN, foram coletados produções de escrita na turma do Nível IV e nas turmas de 1º ao 3º ano do ensino fundamental, sendo dois alunos por turma. Os dados da pesquisa apontam que por meio dessa análise é possível conceber alfabetização na idade certa segundo o PNAIC/2017, mas que se faz necessário repensar sobre a prática pedagógica, é possível promover e desenvolver um trabalho sistemático com a linguagem escrita, desde a Educação Infantil. Mediante uma concepção construtivista em que a criança seja entendida como sujeito pensante e atuante, onde o professor alfabetizador se tornará o facilitador da construção do conhecimento, possibilitando em sua prática situações problemas que estimulem o pensamento, a linguagem e assim cheguem na representação que é a escrita. Constatamos que será necessária uma reflexão junto ao corpo docente da instituição para buscarmos a reorganização de ações pedagógicas que possibilitem a construção do conhecimento e assim possamos vivenciar novas práticas. Após análise, compreendemos a importância de concebermos a psicogênese da língua escrita apresentada por Ferreiro como material de direcionamento para as práticas didático-pedagógicas que buscam alcançar a alfabetização na idade certa.