Este trabalho tem por objetivo investigar a formação inicial de três professores em formação continuada por meio de seus diários de leitura dialogados escritos no primeiro semestre de 2017 na disciplina de Fundamentos em Linguística Aplicada do curso de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os autores deste trabalho, ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Letras- Inglês da UFPB entre 2015 e 2016 e alunos da turma, perceberam a forma recorrente com que o PIBID era citado em seus diários e resolveram verificar o que seus diários e de outro colega de turma que participou do projeto entre 2014 e 2016 nos dizem sobre o papel do PIBID na formação (inicial e continuada) e na prática desses professores. Para tanto, foi feita a leitura dos diários dialogados e selecionados os excertos que trazem à tona os aspectos relacionados à formação e à prática dos professores em formação continuada e trechos que evidenciam as contribuições em decorrência da participação no subprojeto para a formação inicial. A análise dos dados evidencia que o PIBID contribuiu na formação inicial dos professores ao contribuir para o letramento acadêmico dos professores e ao conceder vozes aos alunos e aos próprios professores em formação inicial a partir da escrita de diários e possibilitar o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva e ética, bem como por terem tido a oportunidade de experienciar a realidade da inclusão ainda durante a graduação.