SILVA, Mayara Gomes Da. Cordel no ensino de ciências: uma revisão da literatura. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/36315>. Acesso em: 21/11/2024 23:06
Através de narrativas que problematizam questões de diversos setores sociais, a literatura de cordel pode ser considerada uma ferramenta que colabora para a construção do conhecimento tanto em espaços formais como informais. Dotados de relações entre a oralidade e a escrita, os cordéis tiveram importantes contribuições no estabelecimento de relações entre analfabetos e semianalfabetos, permitindo que pessoas pouco habituadas, em sua origem, ao mundo da escrita experimentassem situações em que utilizavam a palavra escrita e impressa. Além disso o folheto de cordel foi essencial no processo de alfabetização de várias pessoas, inclusive poetas, sendo, também, utilizado como recurso didático pelo (a) professor (a) em salas de aulas, no Brasil do século XIX. É nesse contexto que este trabalho objetiva investigar como o cordel está sendo utilizado no ensino de ciências, especificamente no ensino de Biologia. Para isso, realizamos uma revisão sistemática da literatura, em periódicos de A1 a B1 da CAPES, da área de ensino, entre 2006 e 2016, e nos anais do I ao X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), entre 1997 e 2015. A procura dos artigos foi realizada nas respectivas páginas das revistas e anais, através da palavra-chave “cordel”. No que diz respeito aos periódicos encontramos um total de sete artigos. Nos anais do ENPEC, encontramos três artigos, sendo dois desses ligados ao ensino de Biologia. Tais estudos elencaram temáticas que evidenciam a importância do cordel como meio de aprendizagem, a análise de mensagens veiculadas nos folhetos de cordéis, a construção de cordéis como instrumento didático e as potencialidades do cordel para a aprendizagem científica.