Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE: LIMITES E DESAFIOS PRESENTES NA OBSERVAÇÃO DE ESTÁGIO

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, PRÁXIS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho propicia ressaltar a importância do estágio supervisionado V para a formação docente em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba. O mesmo visa desenvolver em cada estudante não apenas a compreensão das teorias estudadas em sala, mas também refletir para a aplicação da mesma em sua prática, possibilitando a percepção dos maiores problemas, enfrentados na realização do estágio nas escolas públicas e mais especificamente, o papel da melhoria na formação do estagiário, quanto à qualidade do professor da educação básica nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, que será inserido no mercado de trabalho, e que se tornará parte responsável pela formação de nossa sociedade. Procurou-se discutir limites e avanços presentes neste componente curricular, refletindo sobre essa problemática no ensino/aprendizagem dos educandos em consonância com a realidade escolar, bem como, o domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução de suas funções e em benefício se nossas experiências, promovendo o desenvolvimento de todos os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso nas Instituições de Ensino Superior de formação em docência. Em suma, o estágio supervisionado proporciona a real noção do que o futuro professor encontrará no seu cotidiano, aprendendo a lidar com diferentes nuances para atingir seu objetivo maior, que é promover a aprendizagem. Além de tudo isso, a prática de estágio ainda, amplia a maneira de entender a respeito do meio que irá atuar e mostra de forma real as responsabilidades que caberão ao professor, enfrentar em sua futura profissão. Na realização desse estudo, optamos pela pesquisa bibliográfica, utilizando aportes teóricos e documentos oficiais estudados durante nossa formação como: ECA (1990); Vigotsky (1984, apud WAJSKOP, 2007); Sandroni& Machado (1998); Winnicott (1975).

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