Este artigo apresenta resultados da pesquisa intitulada “Processos de Didatização: Abordagem da Temática "Gênero e Família" em Sala de Aula das Escolas Públicas de Ensino Médio Integral do Recife”, desenvolvida durante o primeiro semestre de 2016 até o segundo semestre de 2017. Seus objetivos compreenderam a análise das concepções dos e das estudantes no que diz respeito à temática “gênero e família” a partir de um processo de didatização, e a análise dos livros didáticos de Sociologia do Ensino Médio aprovados pelo Plano Nacional de Livros Didáticos de 2015, numa escola localizada no município de Recife-PE. Neste artigo apresenta-se a discussão da análise realizada nos livros didáticos, e tem como objetivo identificar de que forma o tema “gênero e família” é apresentado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e revisão teórica sobre os conceitos de gênero e família. A partir da compreensão da família como primeira instituição social que do indivíduo, evidencia-se a importância desta instituição na formação de seus participantes. Dessa forma, ela é responsável também pela produção e reprodução de desigualdades, principalmente as desigualdades de gênero. Por sua vez, a escola apresenta-se não só como um espaço de socialização, mas como um ambiente passível a reiterar ou confrontar valores e concepções a respeito dessas desigualdades sociais que adentram os muros das escolas. Sendo assim, a escola como ambiente de transformação deve compartilhar do conhecimento de gênero, da realidade social e política, especialmente do Brasil aos seus estudantes. Com essa análise foi possível constatar como os livros didáticos apresentam as configurações de família, geralmente representadas por famílias nucleares, e os questionamentos propostos que possibilitaram o processo de “estranhamento” e de “desnaturalização” das próprias relações sociais e familiares dos educandos.