Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DIATÓPICA: UM OLHAR, À LUZ DA MÚSICA ASA BRANCA DE LUIZ GONZAGA, PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA.

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A língua é um traço de identificação das nações e também é viva, transformando-se ao longo do tempo e do espaço e conforme a situação/contexto. No Brasil, a Língua Portuguesa se expande em variações, de acordo com regiões, grupos sociais e pelas raízes, apresentando uma grande diversidade cultural, inclusive linguística, proveniente da mistura da cultura de outros povos. Embora haja uma linguagem padrão, existem variações na fala, perceptíveis pelos sotaques, gírias, pronúncia e jargões resultantes de vários fatores. O Nordeste brasileiro, por exemplo, tem características singulares na sua produção cultural. A metodologia utilizada teve por base uma pesquisa de cunho bibliográfico de autores da área da linguística, ARAGÃO (2010), BEZERRA (2013), COSTA et al (2011), HIPÓLITO e GOMES (2012), SANTANA e NEVES (2015), SILVA (2009) e SILVEIRA e CÓRDOVA (2009), os quais embasaram a teoria deste trabalho. O trabalho se desenvolveu no curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão como forma estratégica de investigar por meio da formação dos acadêmicos de Letras a formação do professor na área de línguas. Dessa forma, observou-se a ocorrência da variação diatópica na música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, abordando os preconceitos existentes quanto à diversidade de falares. A canção traz uma reflexão sobre a vida do nordestino em relação às dificuldades enfrentadas pela seca e precariedade, com a utilização de figuras de linguagem (metáfora e antítese) além do intenso uso do dialeto regional tanto na escrita quanto na pronúncia, proveniente dos seus hábitos, da sua construção histórica e influência linguística. Mesmo sendo uma representação cultural, o dialeto nordestino é vítima constante de preconceito. Luiz Gonzaga assumia, propositalmente, o falar nordestino, tal como ele é, em suas músicas para que houvesse a valorização da cultura. Além disso, aproximava o nordestino, imigrante no sul do país, de suas origens. Esse estudo vem apontar que a língua portuguesa possui uma enorme riqueza na sua construção e que o dialeto nordestino, através das canções de Luiz Gonzaga, foi difundido pelo país mostrando toda sua particularidade no falar, assim como cada região possui a sua. Assim, os estudos linguísticos e a compreensão da diversidade da língua portuguesa, principalmente pelos educadores, são imprescindíveis para que a intolerância cultural e linguística diminua ou até mesmo acabe.

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