Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA

Palavra-chaves: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
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Nesse sentido, a educação para as relações étnico-raciais é um tema relevante em nosso país, cujo sistema educacional tende a levar crianças e adolescentes afro-brasileiros a se sentirem inferiores ao conviver com o racismo e estereótipos na escola. Em nossa pesquisa, objetivamos analisar a importância da educação para as relações étnico-raciais nas escolas e a questão da interdisciplinaridade na prática docente. Abordamos o surgimento da Lei nº 10.639/2013 – um marco na educação brasileira, e a sua importância no combate ao racismo e a discriminação racial no espaço escolar; além de tratarmos da relevância de uma atitude interdisciplinar nas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, em que realizamos um levantamento bibliográfico sobre o assunto, encontrando arrimo em autores como Candau (2008), Fazenda (2008), Gomes (2002), Lück (2016), Munanga (2005), Thiesen (2008). 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No que tange às relações étnico-raciais, os professores desenvolvem a temática em suas disciplinas, através do uso do livro didático, materiais complementares, ou buscando fazer uso de uma atitude interdisciplinar em suas aulas.O processo de ensino da educação para as relações étnico-raciais é tema de grande relevância em um país multirracial e pluricultural como é o Brasil, um país ma" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID4457_11092017162246.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLIDA JOYCE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ÉLIDA JOYCE" "autor_email" => "elidajoyce@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35154 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2013 "inscrito_id" => 4457 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA" "resumo" => "O processo de ensino da educação para as relações étnico-raciais é tema de grande relevância em um país multirracial e pluricultural como é o Brasil, um país marcado por grandes desigualdades sociais decorrentes de vários fatores, dentre eles o racismo e o preconceito racial. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O processo de ensino da educação para as relações étnico-raciais é tema de grande relevância em um país multirracial e pluricultural como é o Brasil, um país marcado por grandes desigualdades sociais decorrentes de vários fatores, dentre eles o racismo e o preconceito racial. Tais fatores contribuem sobremaneira para que as pessoas não tenham as mesmas oportunidades em virtude de sua origem ou cor da pele. Nesse sentido, a educação para as relações étnico-raciais é um tema relevante em nosso país, cujo sistema educacional tende a levar crianças e adolescentes afro-brasileiros a se sentirem inferiores ao conviver com o racismo e estereótipos na escola. Em nossa pesquisa, objetivamos analisar a importância da educação para as relações étnico-raciais nas escolas e a questão da interdisciplinaridade na prática docente. Abordamos o surgimento da Lei nº 10.639/2013 – um marco na educação brasileira, e a sua importância no combate ao racismo e a discriminação racial no espaço escolar; além de tratarmos da relevância de uma atitude interdisciplinar nas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, em que realizamos um levantamento bibliográfico sobre o assunto, encontrando arrimo em autores como Candau (2008), Fazenda (2008), Gomes (2002), Lück (2016), Munanga (2005), Thiesen (2008). Realizamos, também, entrevistas semiestruturadas com três professores de Sociologia e uma professora de História de escolas de ensino médio da rede pública e privada em Mossoró/RN. Percebemos que os docentes têm um conhecimento teórico sobre o que seja interdisciplinaridade, já que responderam de forma satisfatória o que entendem sobre o assunto. No que tange às relações étnico-raciais, os professores desenvolvem a temática em suas disciplinas, através do uso do livro didático, materiais complementares, ou buscando fazer uso de uma atitude interdisciplinar em suas aulas.

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