Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLA, FAMÍLIA E DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA INTEGRAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ESCOLA, FAMILÍA, DESEMPENHO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36808
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2043
    "inscrito_id" => 3783
    "titulo" => "ESCOLA, FAMÍLIA E DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA INTEGRAL DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Um dos fatores que influenciam a aprendizagem das crianças no ambiente escolar é a participação ou a ausência da família neste processo, o que pode acarretar o desenvolvimento ou não do aluno. Além disso, a participação da família no ambiente escolar também afeta o trabalho do professor em sala de aula, tanto nas questões relacionadas ao comportamento e disciplina dos estudantes quanto no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a gestão escolar desempenha um importante papel na mediação da relação escola-família na busca por estratégias a fim de propiciar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos estudantes. Sabendo disto, realizamos um estudo de caso, buscando analisar como a gestão de uma escola integral do ensino fundamental de Jaboatão dos Guararapes desenvolve a integração da escola com a família. Para isso, foram realizadas entrevistas com a gestão, visando identificar quais ações são propostas e como elas são implementadas para o estreitamento dessa relação. Também foi analisado o Plano de Ação do Conselho Escolar. A partir dos dados coletados, percebeu-se que a gestão escolar realiza um trabalho significativo na promoção dessa relação e que todos os envolvidos nesse processo estiveram engajados e devidamente informados sobre seu papel e função nessa relação. O trabalho da gestão escolar   junto ao conselho escolar possibilitou que as famílias e a comunidade em torno da instituição pudessem atuar ativamente sobre suas funções no processo educativo dos educandos, e que mesmo não sendo uma tarefa fácil manter a existência dessa relação, foi possível obter bons resultados tanto para a escola quanto para os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, FAMILÍA, DESEMPENHO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID3783_11092017164355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHENEFER GLAYCE DA SILVA EVANGELISTA"
    "autor_nome_curto" => "JHENEFER EVANGE"
    "autor_email" => "jheneferevangelista@gmail"
    "autor_ies" => "FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE RECIFE (UNESJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36808
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2043
    "inscrito_id" => 3783
    "titulo" => "ESCOLA, FAMÍLIA E DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA INTEGRAL DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Um dos fatores que influenciam a aprendizagem das crianças no ambiente escolar é a participação ou a ausência da família neste processo, o que pode acarretar o desenvolvimento ou não do aluno. Além disso, a participação da família no ambiente escolar também afeta o trabalho do professor em sala de aula, tanto nas questões relacionadas ao comportamento e disciplina dos estudantes quanto no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a gestão escolar desempenha um importante papel na mediação da relação escola-família na busca por estratégias a fim de propiciar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos estudantes. Sabendo disto, realizamos um estudo de caso, buscando analisar como a gestão de uma escola integral do ensino fundamental de Jaboatão dos Guararapes desenvolve a integração da escola com a família. Para isso, foram realizadas entrevistas com a gestão, visando identificar quais ações são propostas e como elas são implementadas para o estreitamento dessa relação. Também foi analisado o Plano de Ação do Conselho Escolar. A partir dos dados coletados, percebeu-se que a gestão escolar realiza um trabalho significativo na promoção dessa relação e que todos os envolvidos nesse processo estiveram engajados e devidamente informados sobre seu papel e função nessa relação. O trabalho da gestão escolar   junto ao conselho escolar possibilitou que as famílias e a comunidade em torno da instituição pudessem atuar ativamente sobre suas funções no processo educativo dos educandos, e que mesmo não sendo uma tarefa fácil manter a existência dessa relação, foi possível obter bons resultados tanto para a escola quanto para os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, FAMILÍA, DESEMPENHO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID3783_11092017164355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHENEFER GLAYCE DA SILVA EVANGELISTA"
    "autor_nome_curto" => "JHENEFER EVANGE"
    "autor_email" => "jheneferevangelista@gmail"
    "autor_ies" => "FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE RECIFE (UNESJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Um dos fatores que influenciam a aprendizagem das crianças no ambiente escolar é a participação ou a ausência da família neste processo, o que pode acarretar o desenvolvimento ou não do aluno. Além disso, a participação da família no ambiente escolar também afeta o trabalho do professor em sala de aula, tanto nas questões relacionadas ao comportamento e disciplina dos estudantes quanto no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a gestão escolar desempenha um importante papel na mediação da relação escola-família na busca por estratégias a fim de propiciar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos estudantes. Sabendo disto, realizamos um estudo de caso, buscando analisar como a gestão de uma escola integral do ensino fundamental de Jaboatão dos Guararapes desenvolve a integração da escola com a família. Para isso, foram realizadas entrevistas com a gestão, visando identificar quais ações são propostas e como elas são implementadas para o estreitamento dessa relação. Também foi analisado o Plano de Ação do Conselho Escolar. A partir dos dados coletados, percebeu-se que a gestão escolar realiza um trabalho significativo na promoção dessa relação e que todos os envolvidos nesse processo estiveram engajados e devidamente informados sobre seu papel e função nessa relação. O trabalho da gestão escolar junto ao conselho escolar possibilitou que as famílias e a comunidade em torno da instituição pudessem atuar ativamente sobre suas funções no processo educativo dos educandos, e que mesmo não sendo uma tarefa fácil manter a existência dessa relação, foi possível obter bons resultados tanto para a escola quanto para os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.