“O GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS E O DESPERTAR DA
CRITICIDADE DO LEITOR”
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38927 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 446 "inscrito_id" => 2476 "titulo" => """ “O GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS E O DESPERTAR DA\r\n CRITICIDADE DO LEITOR” """ "resumo" => """ RESUMO \r\n Este trabalho traz uma propositura de valorização das memórias de uma comunidade estudantil,\r\n para o desadormecer da leitura e da escrita critica, por meio de experiências vividas no projeto: “O gênero\r\n Memórias Literárias e o despertar da criticidade do leitor”, que foi realizado com a turma do 8º ano “A”, da\r\n Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Celeste Pires Leite, Catingueira-PB, na tentativa de mostrar\r\n a esses alunos, o valor de suas raízes e a importância da leitura e da escrita significativa, para o uso de suas\r\n práticas sociais. Seu objetivo foi resgatar as memórias dessa localidade discente, para que através do\r\n reconhecimento de pertença, os mesmos pudessem desenvolver a leitura e a escrita de forma soberana. Ler\r\n textos, em especial relacionados ao gênero Memórias Literários, estabelecem linhas de conexão entre o autor\r\n e o leitor, leva-o a pensar e repensar sobre suas lembranças de maneira mais crítica, além de influenciar de\r\n forma consistente a leitura e a escrita para a democratização do saber “libertário”. A escolha desse gênero\r\n textual partiu da dedução de que sua estrutura, assim como, seu contexto narrativo fazem um resgate às\r\n recordações, possibilitando assim um novo jeito de se vê o passado e aprender muito com ele, através de um\r\n pensamento mais analítico, que influencie na leitura e na escrita apropriada. A principal metodologia desta\r\n pesquisa foi proporcionar aos alunos um contato direto com suas origens, em busca de um “olhar\r\n democrático”, de uma leitura e escrita proficiente, para isso recorremos a várias atividades e estratégias\r\n didáticas como textos (“Meus tempos de criança”, de Rostand Paraíso, e “Memória de livros”, de João\r\n Ubaldo Ribeiro), conversas informais, palestras e entrevistas com alguns moradores da cidade. Culminamos\r\n com o “Chá de memórias catingueirense”, que contou com a participação de toda a comunidade escolar, para\r\n que prestigiassem as exposições das atividades realizadas, pelos alunos, e se deliciassem com a culinária\r\n local. Tudo isso, contribuiu de maneira satisfatória para uma aprendizagem mais relevante. Para o\r\n desenvolvimento dessa proposta, recorremos a vários autores, dentre tantos, destacamos: Bosi (1987),\r\n Chizzota (2005), Freire (1989), Lakatos (1991), Paraíso (1996), Ribeiro (1995), Rojo (2004) e Severino\r\n (2007). """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "?MEMÓRIA”, PERTENÇA., LEITURA E ESCRITA CRÍTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID2476_17082017191509.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO COSTA DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "SOCORRO COSTA" "autor_email" => "prof-socorro1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38927 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 446 "inscrito_id" => 2476 "titulo" => """ “O GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS E O DESPERTAR DA\r\n CRITICIDADE DO LEITOR” """ "resumo" => """ RESUMO \r\n Este trabalho traz uma propositura de valorização das memórias de uma comunidade estudantil,\r\n para o desadormecer da leitura e da escrita critica, por meio de experiências vividas no projeto: “O gênero\r\n Memórias Literárias e o despertar da criticidade do leitor”, que foi realizado com a turma do 8º ano “A”, da\r\n Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Celeste Pires Leite, Catingueira-PB, na tentativa de mostrar\r\n a esses alunos, o valor de suas raízes e a importância da leitura e da escrita significativa, para o uso de suas\r\n práticas sociais. Seu objetivo foi resgatar as memórias dessa localidade discente, para que através do\r\n reconhecimento de pertença, os mesmos pudessem desenvolver a leitura e a escrita de forma soberana. Ler\r\n textos, em especial relacionados ao gênero Memórias Literários, estabelecem linhas de conexão entre o autor\r\n e o leitor, leva-o a pensar e repensar sobre suas lembranças de maneira mais crítica, além de influenciar de\r\n forma consistente a leitura e a escrita para a democratização do saber “libertário”. A escolha desse gênero\r\n textual partiu da dedução de que sua estrutura, assim como, seu contexto narrativo fazem um resgate às\r\n recordações, possibilitando assim um novo jeito de se vê o passado e aprender muito com ele, através de um\r\n pensamento mais analítico, que influencie na leitura e na escrita apropriada. A principal metodologia desta\r\n pesquisa foi proporcionar aos alunos um contato direto com suas origens, em busca de um “olhar\r\n democrático”, de uma leitura e escrita proficiente, para isso recorremos a várias atividades e estratégias\r\n didáticas como textos (“Meus tempos de criança”, de Rostand Paraíso, e “Memória de livros”, de João\r\n Ubaldo Ribeiro), conversas informais, palestras e entrevistas com alguns moradores da cidade. Culminamos\r\n com o “Chá de memórias catingueirense”, que contou com a participação de toda a comunidade escolar, para\r\n que prestigiassem as exposições das atividades realizadas, pelos alunos, e se deliciassem com a culinária\r\n local. Tudo isso, contribuiu de maneira satisfatória para uma aprendizagem mais relevante. Para o\r\n desenvolvimento dessa proposta, recorremos a vários autores, dentre tantos, destacamos: Bosi (1987),\r\n Chizzota (2005), Freire (1989), Lakatos (1991), Paraíso (1996), Ribeiro (1995), Rojo (2004) e Severino\r\n (2007). """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "?MEMÓRIA”, PERTENÇA., LEITURA E ESCRITA CRÍTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID2476_17082017191509.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO COSTA DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "SOCORRO COSTA" "autor_email" => "prof-socorro1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }