Resumo: A adolescência pode ser compreendida como uma etapa evolutiva peculiar do ser humano. Nela culmina o processo maturativo biopsicossocial do indivíduo, motivo pelo qual não se pode compreender a adolescência estudando de maneira separada os aspectos biológicos, psicológicos, sociais ou culturais. Tais aspectos, indissociáveis, constituem justamente o conjunto de características que confere a unidade do fenômeno da adolescência. Entendemos que durante o processo de escolarização do adolescente é vivido uma gama de situações que contribuem diretamente na formação da sua corporeidade. A corporeidade é o conhecimento do corpo do ponto de vista filosófico, na qual esse corpo não se dissocia da mente, já que fazem parte de um conjunto que se inter-relaciona ininterruptamente, constituindo, a partir das mais variadas vivências corporais no mundo, a sua subjetividade. Assim, entendemos a educação como um processo que busca direcionar as ações e pensamentos dos seres humanos, valorizando suas experiências vividas no contexto escolar e contribuindo na formação da sua identidade. Neste sentido, por meio de uma fundamentação fenomenológica da educação, buscaremos elucidar um processo educativo que privilegie as experiências vividas dos seres humanos, mais especificamente, dos adolescentes, proporcionando uma educação com sentido aos seus discentes. Tendo em vista que a corporeidade é, e existe, por meio da cultura, ela possui significado. Daí a certificação existente na relação corpo e educação, por meio do processo de ensino-aprendizagem direcionado as experiências de vida dos seres humanos, significa o entendimento da cultura. Corpo que se educa, é corpo humano que aprende a fazer história, fazendo cultura.