O processo de ensino-aprendizagem é constituído de vários métodos para a construção do conhecimento, contudo, o ensino tradicional não engloba propostas inovadoras que possam potencializar a compreensão dos alunos. A interdisciplinaridade é uma forma de expandir os conhecimentos adquiridos pelos docentes através da construção de relações entre as disciplinas que são estudadas de forma separada nas redes de ensino. O uso do livro didático é uma prática muito comum e serve como uma ferramenta importante para auxiliar alunos e professores, visando isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar os conteúdos interdisciplinares no livro didático de Biologia, do ensino médio, observando qual o grau de aproximação entre as disciplinas citadas e se as informações contidas contribuem para o desenvolvimento mais efetivo da interdisciplinaridade no âmbito acadêmico dos alunos. Para isso, foram selecionados quatro livros de Biologia do ensino médio e pesquisas bibliográficas com base no Google acadêmico; o método de inclusão foi trazer aspectos relacionados a interdisciplinaridade no ensino médio. Dos livros analisados, todos traziam características bem gerais de sobre o objetivo proposto e relatava pouco sobre algumas disciplinas, como Filosofia, Matemática, Geografia, História, Química e Física. A partir disso, pode-se inferir que o aspecto interdisciplinar não é muito explorado pelos livros didáticos, apesar de se saber da importância desta abordagem na aprendizagem. Outras ferramentas utilizadas podem ser as metodologias ativas relacionadas aos livros didáticos, tais como, Design Thinking, Mobile Learning, Redes sociais, Sala de aula invertida e jogos que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem que é capaz de unir conhecimentos através da interdisciplinaridade, fazendo com que os alunos desenvolvam capacidade participativa e colaborativa. Em virtude disso, quando se pensa em inovação, não é necessário a utilização de altas tecnologias ou materiais de extrema complexidade, mas sim em modelos que surgem de ideias simples, capazes de fazer mudanças na organização da sala de aula, nas práticas que o professor desenvolve deve ter recursos apropriados disponíveis para que possam ser utilizados em momentos oportunos.