Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ACD/CHEMSKETCH NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PONTE ENTRE A INFORMÁTICA E A QUÍMICA NO ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS

Palavra-chaves: INFORMÁTICA EDUCATIVA, SOFTWARE EDUCACIONAL, FUNÇÕES ORGÂNICAS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35665
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3415
    "inscrito_id" => 9380
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ACD/CHEMSKETCH NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PONTE ENTRE A INFORMÁTICA E A QUÍMICA NO ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS"
    "resumo" => "Diante das inúmeras ferramentas tecnológicas que contribuem no processo de aprendizagem tem-se o computador como um grande aliado. O computador, representando as diversas ferramentas da informática e os softwares educativos utilizado na educação, tem cada vez mais aperfeiçoado as potencialidades de discentes nas instituições de ensino. Este trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre de 2017 na Escola de Referência de Ensino Médio Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho na turma do 3º ano do EMI, tendo em vista contribuir para o aprendizado de nomenclatura e identificação dos grupos funcionais de compostos orgânicos através do software ACD/ChemSketch; possibilitando aulas mais interativas através de um ambiente virtual que contribua na compreensão da Química no Ensino Médio. ACD/ChemSketch é um pacote para desenho de estruturas químicas, direcionado para uso doméstico e educacional. O software oferece nomes químicos da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC); criação de relatórios; reconhecimento de tautômeros; criação bidimensional de estruturas; otimização em 3D para melhor visualização; desenho de polímeros, organometais e estruturas de Markush.  O trabalho foi dividido em cinco momentos; apresentação do software, montagem de estruturas moleculares, pesquisa, apresentação de seminário e aplicação do questionário. Para realização das atividades, os discentes foram estruturados em grupos para possibilitar maior interação e participação dos alunos na construção do conhecimento. Com os resultados foi possível verificar que a utilização do software ACD/ChemSketch pode servir como ferramenta de apoio e recurso didático, pois contribuiu de forma significativa na compreensão das funções químicas. A análise demonstrou ainda que a utilização desta ferramenta pedagógico despertou o interesse e a motivação dos educandos pelo conteúdo abordado. Diante disso, cabe destacar a relevância dos softwares educativos para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "INFORMÁTICA EDUCATIVA, SOFTWARE EDUCACIONAL, FUNÇÕES ORGÂNICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID9380_12102017171616.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO ROBERTO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "PAULO ALVES"
    "autor_email" => "Paulloalvess26@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35665
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3415
    "inscrito_id" => 9380
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ACD/CHEMSKETCH NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PONTE ENTRE A INFORMÁTICA E A QUÍMICA NO ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS"
    "resumo" => "Diante das inúmeras ferramentas tecnológicas que contribuem no processo de aprendizagem tem-se o computador como um grande aliado. O computador, representando as diversas ferramentas da informática e os softwares educativos utilizado na educação, tem cada vez mais aperfeiçoado as potencialidades de discentes nas instituições de ensino. Este trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre de 2017 na Escola de Referência de Ensino Médio Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho na turma do 3º ano do EMI, tendo em vista contribuir para o aprendizado de nomenclatura e identificação dos grupos funcionais de compostos orgânicos através do software ACD/ChemSketch; possibilitando aulas mais interativas através de um ambiente virtual que contribua na compreensão da Química no Ensino Médio. ACD/ChemSketch é um pacote para desenho de estruturas químicas, direcionado para uso doméstico e educacional. O software oferece nomes químicos da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC); criação de relatórios; reconhecimento de tautômeros; criação bidimensional de estruturas; otimização em 3D para melhor visualização; desenho de polímeros, organometais e estruturas de Markush.  O trabalho foi dividido em cinco momentos; apresentação do software, montagem de estruturas moleculares, pesquisa, apresentação de seminário e aplicação do questionário. Para realização das atividades, os discentes foram estruturados em grupos para possibilitar maior interação e participação dos alunos na construção do conhecimento. Com os resultados foi possível verificar que a utilização do software ACD/ChemSketch pode servir como ferramenta de apoio e recurso didático, pois contribuiu de forma significativa na compreensão das funções químicas. A análise demonstrou ainda que a utilização desta ferramenta pedagógico despertou o interesse e a motivação dos educandos pelo conteúdo abordado. Diante disso, cabe destacar a relevância dos softwares educativos para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "INFORMÁTICA EDUCATIVA, SOFTWARE EDUCACIONAL, FUNÇÕES ORGÂNICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID9380_12102017171616.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO ROBERTO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "PAULO ALVES"
    "autor_email" => "Paulloalvess26@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Diante das inúmeras ferramentas tecnológicas que contribuem no processo de aprendizagem tem-se o computador como um grande aliado. O computador, representando as diversas ferramentas da informática e os softwares educativos utilizado na educação, tem cada vez mais aperfeiçoado as potencialidades de discentes nas instituições de ensino. Este trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre de 2017 na Escola de Referência de Ensino Médio Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho na turma do 3º ano do EMI, tendo em vista contribuir para o aprendizado de nomenclatura e identificação dos grupos funcionais de compostos orgânicos através do software ACD/ChemSketch; possibilitando aulas mais interativas através de um ambiente virtual que contribua na compreensão da Química no Ensino Médio. ACD/ChemSketch é um pacote para desenho de estruturas químicas, direcionado para uso doméstico e educacional. O software oferece nomes químicos da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC); criação de relatórios; reconhecimento de tautômeros; criação bidimensional de estruturas; otimização em 3D para melhor visualização; desenho de polímeros, organometais e estruturas de Markush. O trabalho foi dividido em cinco momentos; apresentação do software, montagem de estruturas moleculares, pesquisa, apresentação de seminário e aplicação do questionário. Para realização das atividades, os discentes foram estruturados em grupos para possibilitar maior interação e participação dos alunos na construção do conhecimento. Com os resultados foi possível verificar que a utilização do software ACD/ChemSketch pode servir como ferramenta de apoio e recurso didático, pois contribuiu de forma significativa na compreensão das funções químicas. A análise demonstrou ainda que a utilização desta ferramenta pedagógico despertou o interesse e a motivação dos educandos pelo conteúdo abordado. Diante disso, cabe destacar a relevância dos softwares educativos para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.