É crescente o número de publicações referentes à Cartografia envolvendo sua relação com o ensino da Geografia, embora seja pouco utilizada em sala de aula pelos professores. Como os alunos apresentam dificuldades para ler e interpretar um mapa, torna-se essencial a importância de o professor trabalhar o processo de leitura e interpretação de mapas de forma que os mesmos possam compreender as informações contidas em um mapa. O professor deve ensiná-lo a ler o mundo de modo que ele reconheça os lugares e consiga identificar as paisagens, para isso, a Geografia vai se apoiar na Cartografia. Pois em geral, qualquer análise que uma pessoa faz de uma paisagem nela está embutida fatores culturais, psicológicos e ideológicos. Em sala de aula, a Cartografia é trabalhada de forma que possibilite aos alunos entender como tal linguagem constitui-se um conjunto de símbolos e regras (orientação, legenda, escala de cores, etc.) que permite a leitura e a elaboração de mapas. É de levar em consideração que os alunos não se interessam pela Cartografia quando vista em sala de aula da forma tradicional, mesmo empregando Atlas Geográficos e Mapas impressos, pois estes recursos são estáticos os quais deixam os alunos desestimulados para aprenderem esta ciência. Entretanto, com o surgimento da tecnologia o modo de vislumbrar esta área tornou-se mais interessante, mesmo que no início da era digital para a Cartografia não tenha trazido muitos avanços, pois os “mapas tecnológicos” eram apenas versões impressas dos mapas constantes nos livros didáticos. Com o passar do tempo, a tecnologia evolui e passou a oferecer mapas e programas interativos como os WEBGIS, os quais trouxeram uma interatividade com o aluno e desta forma sua curiosidade foi aumentada tornando a Cartografia muito mais interessante para ser trabalhada em sala de aula.