O presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de pesquisa em andamento Fábrica-escola de laboratórios de realidade virtual para distribuição em escolas públicas do sertão pernambucano, que visa popularizar o uso da realidade virtual na educação pública do sertão pernambucano. Essa popularização dar-se-á pela distribuição de kits de ferramentas de criação de equipamentos de Realidade Virtual e pela promoção oficinas junto aos docentes da rede pública. Pressupõe-se que a adoção de soluções tecnológicas de baixo custo e com material reciclado gera uma motivação adicional para maior envolvimento com os estudos em áreas onde a carência limita fortemente o avanço da qualidade da educação. Essa proposta de imersão em mundo virtual vem ganhando força e deve propiciar dentre outras coisas motivação e maior interação no ambiente de ensino, utilizando materiais reciclados como o papelão e garrafas PETs. Usando uma metodologia de caráter exploratório para investigação, foram coletados dados de artigos relacionados e bases nacionais como o INPI, e assim criar a fábrica, que, uma vez estruturada, serão iniciados os processos de fabricação e distribuição. Por fim, o artigo apresenta resultados atuais, protótipos, tendências de crescimento, métodos para aumentar a viabilidade e customizações do modelo dos óculos de realidade virtual, além dos potenciais de transferência de tecnologia, discutindo a ideia e perspectivas de sucesso.