Este artigo tem como proposta refletir sobre como está a preparação dos professores, do ponto de vista dos aspectos da tecnologia e educação, trazendo possibilidades apresentadas e quais mudanças efetivas são necessárias para a adaptação, certificando primeiramente como a tecnologia se mostra importante e indispensável em nosso cotidiano, quais políticas e programas foram aplicados para tentar melhorar essa adaptação entre a tecnologia e a educação, demostrando com a técnica qualitativa de grupo focal como os envolvidos compreendem o status da tecnologia dentro da sala de aula, retratando a realidade de maioria dos discentes e docentes no Brasil, qual dificuldade eles enfrentam e o que deve mudar para que ocorram melhorias, quais diferenças e semelhanças podemos observar entre os dois universos abordados, o que é esperado para a tecnologia no futuro dos que estão em formação, compreendendo diretamente que esse instrumento tem que ser visto como uma ponte para a melhor relação aluno x aprendizado. A utilização da tecnologia se mostra como peça chave, dentro dos aspectos atuais, para a condição de um melhor ensino aprendizagem, sempre tendo em mente, que a tecnologia é apenas um caminho a ser utilizado para a melhoria, mas que está no professor e em seu preparo e determinação, o verdadeiro segredo para um melhor aprendizado, o ato de saber como e quando utilizar, além de quais pontos principais podem ser utilizados é único e exclusivo do professor, cabe a ele compreender a necessidade atual dessa utilização e torná-la efetivamente atrativa aos estudantes, e acima de tudo, proporcionar um melhor ensino, dentro das possibilidades apresentadas.