Diante da necessidade de tomada de decisões envolvendo conhecimentos jurídicos acerca da disponibilização, acesso e uso da biodiversidade, a comunidade científica envolvida encontra-se diante de desafios a serem levados em consideração no percurso de suas práticas de ensino e pesquisa. Nesse aspecto, a investigação teve como objetivo avaliar um modelo de exercício utilizado em aula para dinamizar sobre as informações contidas na legislação ambiental direcionadas às coletas de espécimes biológicos em campo. Em concordância aos conteúdos programados na ementa da disciplina de Zoologia de Campo, do curso de Graduação em Ecologia da UFRN, foi efetivada a inserção de considerações sobre Leis Ambientais envolvendo uma dinâmica de estudo participativo em grupo. A partir de informações contidas nos artigos da Instrução Normativa do ICMBio nº 03, de 01 de setembro de 2014, foram elaboradas 15 proposições englobando frases corretas (C) e falsas (F) passíveis de serem respondidas por meio do diálogo entre grupos de colegas. A efetivação da dinâmica conduziu à participação dos estudantes por meio de uma discussão prévia entre os componentes das equipes acerca do que seria correto indicar. A discussão efetivada pelo professor junto aos discentes gerou surpresas porque algumas afirmações que se evidenciaram como óbvias para os aprendizes apresentaram outro sentido, quando conferidas e comparadas aos conteúdos dispostos na respectiva norma. A aplicação da atividade mobilizou os participantes ao proporcionar a construção de argumentos em relação à responsabilidade para com a biodiversidade e desencadeou momentos de sínteses acerca dos conteúdos referentes aos documentos legais abordados.