Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA COM AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA, RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35227
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 5032
    "inscrito_id" => 5204
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA COM AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS"
    "resumo" => "O diálogo empreendido entre os saberes acadêmicos e os saberes escolares, no contexto da formação inicial docente, gera discussões que vislumbram a reflexão e o trato da relação entre teoria e prática de forma articulada. Em virtude disso, aqueles que lidam com a formação do professor de Geografia nas universidades têm buscado aproximar o cotidiano escolar com a academia para pensar a formação deste profissional de forma planejada, diante da necessidade de discutir a relevância da articulação entre teoria e prática na vida acadêmica dos graduandos e exercitar a prática praticando, planejando, avaliando e discutindo. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma formação docente na área da Educação Geográfica, utilizando Histórias em Quadrinhos (HQ) como recurso didático complementar para as aulas de Geografia na escola básica. Trata-se, pois, de uma abordagem teórico-reflexiva voltada à educação no ensino superior, no contexto da formação inicial do docente de Geografia, com viés para as questões de articulação entre teoria e prática, com o uso das HQ no ensino de Geografia. Os resultados acenam para um novo modo de pensar a prática de ensino de Geografia, tendo em vista as disparidades entre representações sociais estigmatizadas e as novas concepções leitoras do espaço literário e geográfico. Por meio das HQ, enquanto território simbólico de construção dos sujeitos, os professores em formação desenvolveram um novo modo de perceber os sujeitos sociais marginalizados dentro de uma dada espacialidade geográfica. As propostas metodológicas desenvolvidas pelos participantes da formação revelam uma postura crítica, reflexiva, emancipadora e interativa de ler e escrever o espaço geográfico a partir da linguagem quadrinizada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA, RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5204_17102017163424.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIAS SILVANO DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "JOSIAS BARROS"
    "autor_email" => "barrosjosias@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35227
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 5032
    "inscrito_id" => 5204
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA COM AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS"
    "resumo" => "O diálogo empreendido entre os saberes acadêmicos e os saberes escolares, no contexto da formação inicial docente, gera discussões que vislumbram a reflexão e o trato da relação entre teoria e prática de forma articulada. Em virtude disso, aqueles que lidam com a formação do professor de Geografia nas universidades têm buscado aproximar o cotidiano escolar com a academia para pensar a formação deste profissional de forma planejada, diante da necessidade de discutir a relevância da articulação entre teoria e prática na vida acadêmica dos graduandos e exercitar a prática praticando, planejando, avaliando e discutindo. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma formação docente na área da Educação Geográfica, utilizando Histórias em Quadrinhos (HQ) como recurso didático complementar para as aulas de Geografia na escola básica. Trata-se, pois, de uma abordagem teórico-reflexiva voltada à educação no ensino superior, no contexto da formação inicial do docente de Geografia, com viés para as questões de articulação entre teoria e prática, com o uso das HQ no ensino de Geografia. Os resultados acenam para um novo modo de pensar a prática de ensino de Geografia, tendo em vista as disparidades entre representações sociais estigmatizadas e as novas concepções leitoras do espaço literário e geográfico. Por meio das HQ, enquanto território simbólico de construção dos sujeitos, os professores em formação desenvolveram um novo modo de perceber os sujeitos sociais marginalizados dentro de uma dada espacialidade geográfica. As propostas metodológicas desenvolvidas pelos participantes da formação revelam uma postura crítica, reflexiva, emancipadora e interativa de ler e escrever o espaço geográfico a partir da linguagem quadrinizada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA, RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5204_17102017163424.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIAS SILVANO DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "JOSIAS BARROS"
    "autor_email" => "barrosjosias@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O diálogo empreendido entre os saberes acadêmicos e os saberes escolares, no contexto da formação inicial docente, gera discussões que vislumbram a reflexão e o trato da relação entre teoria e prática de forma articulada. Em virtude disso, aqueles que lidam com a formação do professor de Geografia nas universidades têm buscado aproximar o cotidiano escolar com a academia para pensar a formação deste profissional de forma planejada, diante da necessidade de discutir a relevância da articulação entre teoria e prática na vida acadêmica dos graduandos e exercitar a prática praticando, planejando, avaliando e discutindo. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma formação docente na área da Educação Geográfica, utilizando Histórias em Quadrinhos (HQ) como recurso didático complementar para as aulas de Geografia na escola básica. Trata-se, pois, de uma abordagem teórico-reflexiva voltada à educação no ensino superior, no contexto da formação inicial do docente de Geografia, com viés para as questões de articulação entre teoria e prática, com o uso das HQ no ensino de Geografia. Os resultados acenam para um novo modo de pensar a prática de ensino de Geografia, tendo em vista as disparidades entre representações sociais estigmatizadas e as novas concepções leitoras do espaço literário e geográfico. Por meio das HQ, enquanto território simbólico de construção dos sujeitos, os professores em formação desenvolveram um novo modo de perceber os sujeitos sociais marginalizados dentro de uma dada espacialidade geográfica. As propostas metodológicas desenvolvidas pelos participantes da formação revelam uma postura crítica, reflexiva, emancipadora e interativa de ler e escrever o espaço geográfico a partir da linguagem quadrinizada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.