O diálogo empreendido entre os saberes acadêmicos e os saberes escolares, no contexto da formação inicial docente, gera discussões que vislumbram a reflexão e o trato da relação entre teoria e prática de forma articulada. Em virtude disso, aqueles que lidam com a formação do professor de Geografia nas universidades têm buscado aproximar o cotidiano escolar com a academia para pensar a formação deste profissional de forma planejada, diante da necessidade de discutir a relevância da articulação entre teoria e prática na vida acadêmica dos graduandos e exercitar a prática praticando, planejando, avaliando e discutindo. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma formação docente na área da Educação Geográfica, utilizando Histórias em Quadrinhos (HQ) como recurso didático complementar para as aulas de Geografia na escola básica. Trata-se, pois, de uma abordagem teórico-reflexiva voltada à educação no ensino superior, no contexto da formação inicial do docente de Geografia, com viés para as questões de articulação entre teoria e prática, com o uso das HQ no ensino de Geografia. Os resultados acenam para um novo modo de pensar a prática de ensino de Geografia, tendo em vista as disparidades entre representações sociais estigmatizadas e as novas concepções leitoras do espaço literário e geográfico. Por meio das HQ, enquanto território simbólico de construção dos sujeitos, os professores em formação desenvolveram um novo modo de perceber os sujeitos sociais marginalizados dentro de uma dada espacialidade geográfica. As propostas metodológicas desenvolvidas pelos participantes da formação revelam uma postura crítica, reflexiva, emancipadora e interativa de ler e escrever o espaço geográfico a partir da linguagem quadrinizada.