Este trabalho versa sobre ações desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, especificamente, no subprojeto do curso de Geografia do Campus Avançado Maria Eliza Albuquerque Maia, na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, apresenta algumas atividades desenvolvidas no período de 2012 a 2013, na escola estadual Prof. José Fernandes de Melo, campo de atuação do referido subprojeto na cidade de Pau dos Ferros-RN. Evidenciamos que este programa de valorização do processo formativo dos futuros docentes da licenciatura tem como intuito, melhorar o ensino-aprendizagem do contexto geográfico aproximando os discentes e docentes da realidade escolar a partir de experiências e ações integradoras. Apresentamos assim, a utilização de materiais didáticos que trabalham a diversidade de conteúdos geográficos baseados em metodologias que exploram conteúdos de forma dinâmica e participativa. Neste sentido, discutimos o programa PIBID e sua contribuição na construção de uma aprendizagem geográfica que considere práticas e saberes de ensino da Geografia escolar, buscando priorizar, a relevância didática e pedagógica. Metodologicamente, abordamos o PIBID enquanto programa institucional e formativo considerando seus objetivos para o contexto educacional dialogando com pressupostos teóricos da Geografia escolar. Apresentamos ainda, algumas mediações realizadas pelo PIBID de GEOGRAFIA/CAMEAM/UERN na escola parceira como instrumento norteador para o aprimoramento de nossas discussões. A proposta de discussão desta temática parte em analisarmos a interlocução entre PIBID e ensino da Geografia escolar na educação básica, a partir de construções práticas que possibilitem conduzir, os sujeitos integrantes deste processo a compreender a conjuntura do ensino-aprendizagem deste víeis geográfico com a participação da educação básica e universidade e execução do referido programa.